Senadores defendem produção sustentável e protagonismo do Brasil em questões ambientais — Rádio Senado
Meio Ambiente

Senadores defendem produção sustentável e protagonismo do Brasil em questões ambientais

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Comemorada em 5 de junho, a data chama atenção para os problemas ambientais e a importância de preservar os recursos naturais do planeta. De acordo com o último levantamento do Observatório do Clima, em 2016 o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gás carbônico. Mas um projeto em análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA) pode ajudar a reduzir a emissão desses gases na atmosfera. A ideia é do senador Jorge Viana (PT-AC). Segundo ele, a ideia é aumentar o protagonismo do Brasil nas questões ambientais. Ouça os detalhes no áudio da repórter Marciana Alves, da Rádio Senado.

05/06/2018, 18h24 - ATUALIZADO EM 05/06/2018, 18h24
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião deliberativa com 16 itens na pauta. Entre eles, o PLS 67/2017, que institui normas gerais para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Parnaíba.

Em pronunciamento, senador Jorge Viana (PT-AC).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE SENADORES DEFENDERAM MAIOR PROTAGONISMO DO BRASIL EM QUESTÕES AMBIENTAIS E A ADOÇÃO DE UM MODELO SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO E CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS. LOC: COMEMORADA EM CINCO DE JUNHO, A DATA FOI ESTABELECIDA PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: De acordo com o último levantamento do Observatório do Clima, em 2016 o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gás carbônico. Mas um projeto em análise na Comissão de Meio Ambiente pode ajudar a reduzir a contaminação da atmosfera. A proposta do senador Jorge Viana, do PT do Acre, altera a Política Nacional Sobre Mudança no Clima, definindo uma série de ações para diminuir a emissão de gases de efeito estufa entre 2025 e 2030. A ideia de Jorge Viana é reforçar o compromisso do Brasil com o meio ambiente: (Jorge Viana) Eu faço essa proposição para que se possa ter na lei, de certa forma, recepcionado o propósito brasileiro, os compromissos brasileiros de redução de mudança climática. O Brasil seguir sendo um protagonista nesse tema é fundamental, porque nós estamos falando da vida no planeta. (Repórter) Um estudo do Observatório do Clima, aponta o agronegócio como responsável pela emissão de 74% de gases poluentes no Brasil. O senador Valdir Raupp, do MDB de Rondônia, defendeu a adoção de um modelo sustentável de produção e consumo de recursos naturais: (Valdir Raupp) A Amazônia Legal, que é composta por 9 estados ela preserva 83% das suas florestas. Então, a Amazônia brasileira tem dado uma contribuição ao Brasil e ao mundo. Eu não sou ambientalista de carteirinha mas defendo o desenvolvimento da Amazônia com a preservação ambiental. (Repórter) O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972 pela Organização das Nações Unidas, para chamar atenção da sociedade sobre os problemas ambientais e a importância de preservar os recursos naturais do planeta. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00