Senadores defendem mudanças estruturais para corrigir problemas na educação brasileira — Rádio Senado
Debate

Senadores defendem mudanças estruturais para corrigir problemas na educação brasileira

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (18), os senadores debateram o futuro da educação brasileira. Eles defenderam que o modelo de educação do país é obsoleto e precisa de adaptações e mudanças estruturais para que o país alcance melhores resultados no setor. A reportagem é de Lara Kinue.

18/12/2019, 18h05 - ATUALIZADO EM 18/12/2019, 18h31
Duração de áudio: 02:19
Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa. 

À mesa:
senador Izalci Lucas (PSDB-DF);
senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Em discurso, à tribuna, senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES DEFENDEM MODERNIZAÇÃO DO MODELO EDUCACIONAL BRASILEIRO. LOC: O DEBATE ACONTECEU DURANTE A SESSÃO PLENÁRIA DESTA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: Em plenário, os senadores afirmaram que o modelo de ensino atual está desatualizado, o que gera desinteresse dos alunos e, consequentemente, resultados ruins que afetam outros setores, como a economia do país. Para o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, o sistema de ensino brasileiro é obsoleto e precisa de mudanças estruturais. (Izalci Lucas) Para que o Brasil possa entrar no nível dos países desenvolvidos é necessário que os professores aprendam a nova técnica das aulas invertidas e abandonem definitivamente o sistema obsoleto das aulas expositivas. Fala-se constantemente em reforma do ensino médio. Entretanto, esquecem que, se não houver mudanças, quebra de paradigmas no modelo atual de ensino básico, jamais lograremos êxito na melhora dos ensinos médio e superior. (REP) O senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, apontou exemplos bem-sucedidos de municípios brasileiros que já promovem uma educação de qualidade por meio de inovações. (Confúcio Moura 30”) O que temos de fazer é buscar as experiências bem-sucedidas nos Municípios, do Estado do Piauí, da Paraíba, o Ceará tem de sobra bons exemplos, e tantos outros que os Prefeitos e/ou Governadores têm feito um esforço muito grande. (REP) O senador Styvensom Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, também defendeu que o modelo atual de educação está ultrapassado e precisa de modernização. Para ele, os poderes Legislativo e Executivo devem colocar em prática, no ano que vem, ações que visem a melhoria do sistema como um todo. (Styvenson Valentim) Então, é difícil a gente falar hoje que o problema é só dinheiro, porque não é só dinheiro. É toda a estrutura que está comprometida, como eu já disse. O que a gente ouviu neste ano todinho foi muita discussão e pouca praticidade, muito falatório e pouca ação. O povo brasileiro espera por isso, mais ação. Não estou falando só da gente, mas dos Ministros. (REP) Resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa, de 2018, trazem o Brasil entre as 20 piores colocações no ranking das três áreas analisadas pelo programa. De acordo com o Pisa, 68% dos estudantes de 15 anos não sabem o básico de matemática; 55,3% apresentam rendimento insuficiente em ciência e 50,1% têm baixo desempenho em leitura. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

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