Economia

Senadores debatem postura do governo diante da crise econômica mundial

02:23Senadores debatem postura do governo diante da crise econômica mundial

Transcrição LOC: EPIDEMIA MUNDIAL DO CORONAVÍRUS E GUERRA DO PETRÓLEO ENTRE RÚSSIA E ORIENTE MÉDIO PROVOCAM ALTA DO DÓLAR E CRISE ECONÔMICA NO BRASIL. LOC: OPOSIÇÃO ACUSA GOVERNO DE NEGLIGÊNCIA E SENADORES DA BASE ALIADA DEFENDEM POSTURA LIBERAL DIANTE DE PROBLEMAS ACUMULADOS EM GESTÕES ANTERIORES. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) Abaladas pela epidemia do Coronavírus, economias de todo o planeta sofreram forte ataque nesta segunda-feira, por causa da guerra de preços do petróleo entre Rússia e Arábia Saudita. As principais bolsas europeias e dos Estados Unidos sofreram queda em torno de 7%, o Ibovespa caiu 11%, menor índice desde 2018. A cotação do dólar no Brasil chegou ao patamar inédito de 4 reais e 79 centavos. O economista Felipe Salto, da Instituição Fiscal Independente, explica que é preciso ter calma para atravessar a crise e avaliar riscos, pensando numa agenda de investimentos públicos. (Felipe Salto) É possível que a gente esteja entrando num momento de crise global, mas é preciso também ter cautela, e por outro lado o estado não tem tantos instrumentos para reagir muito rapidamente a isso porque nós estamos com as contas públicas numa situação bastante negativa ainda. Rep: Em debate no plenário, o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, criticou a postura do governo diante da situação mundial. (Rogério Carvalho) Nós estamos aqui diante de alguns fatores externos de desaceleração da economia, por conta da incerteza do mundo inteiro em função do coronavírus e em função da queda do preço do petróleo, essa crise não pode explicar o nosso desempenho frágil da economia, alguma coisa não está funcionando bem na nossa economia. Chegou a hora da autocrítica dos liberais, chega de culpar o mundo pelas suas próprias falhas. (Repóter) Já o senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, defendeu que o país está corrigindo os rumos depois de tantos anos de corrupção. (Marcos Rogério) Autocrítica dos liberais, quando esses estão governando o País há pouco mais de um ano, e as políticas estruturantes sequer foram totalmente estruturadas porque parte delas depende de decisões do Parlamento brasileiro, exigir autocrítica de um Governo que está no seu início, quando tivemos mais de 13 anos de Governo, com 14 milhões de desempregados, déficit público bilionário? O Brasil está encontrando o seu rumo. (Repórter) Em rede social, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Petrobrás vai manter a política de preços com variações que acompanham o mercado internacional, o que deve resultar em redução dos valores nas refinarias. E descartou a possibilidade de aumentar o imposto dos combustíveis, a Cide.

A crise econômica mundial causada pela epidemia do coronavírus e reforçada pela guerra de preços do petróleo entre Rússia e Arábia Saudita já afeta o Brasil e eleva cotação do dólar a índice inédito de R$ 4,79. Em debate no plenário, oposição aponta negligência do governo e base aliada responde com críticas a governos anteriores. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Arábia Saudita  Bolsonaro  Combustíveis  Contas Públicas  Corrupção  Crise econômica  Economia  Estados  Estados Unidos  Instituição Fiscal  Investimentos  Oposição  Petróleo  Política  PT  Rússia  Rede  Rondônia  Senador Marcos Rogério  Senador Rogério Carvalho  Sergipe 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo