Senadores consideram correta saída de Graça Foster da presidência da Petrobras — Rádio Senado

Senadores consideram correta saída de Graça Foster da presidência da Petrobras

LOC: OS SENADORES CONSIDERAM CORRETA A SAÍDA DE GRAÇA FOSTER DA PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS. 

LOC: A NOVA DIRETORIA DA ESTATAL DEVERÁ SER ESCOLHIDA ATÉ SEXTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Um dia após reunião com a presidente Dilma Rousseff, Graça Foster pediu demissão da presidência da Petrobras junto com outros cinco diretores. A pressão pela saída de toda a diretoria da estatal vem desde o ano passado após virem à tona os prejuízos da empresa com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que resultaram na CPI Mista da Petrobras. A situação se agravou com o fato de o terceiro balanço trimestral ter omitido uma baixa de R$ 88 bilhões nos seus ativos relacionada às denúncias de corrupção. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, criticou a demora na saída de Foster.  

(Aécio) Disse há várias semanas atrás que era insustentável a presença de Graça Foster, não porque acredite que ela tenha se beneficiado da corrupção, mas foi leniente ou não teve a capacidade de administrar a nossa empresa. O problema da Petrobras além da corrupção é de governança. 

REPÓRTER: Apesar de lembrar que Foster não é investigada no esquema de corrupção da Petrobras, o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, reconheceu que a demissão dela valorizou as ações da estatal. 

(H.Costa) A saída dela pode ajudar não a resolver a crise, mas a recuperar fortemente a credibilidade da empresa por conta das novas condições políticas que serão criadas com o novo gestor. 

REPÓRTER: O presidente do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, lembrou que nos três anos de gestão de Foster, a Petrobras teve uma redução de R$ 225 bilhões no valor de mercado e uma desvalorização de 60% nas ações. 

(Agripino) Acho que a solução deveria ter ocorrido há mais tempo não por questões pessoais, mas por uma questão de imagem perante os segmentos financeiros de comando corretivo de rumos da Petrobras. 

REPÓRTER: O senador Jorge Viana do PT do Acre espera que a troca no comando da estatal enfraqueça a retomada da CPI da Petrobras. 

(Jorge) Não é que alivia. A Petrobras não pode ficar em conflitos que levem para o lado da disputa política. A Petrobras é um patrimônio de todo o País, é uma empresa estratégica. 

REPÓRTER: Entre os nomes cotados para o comando da Petrobras está o do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
04/02/2015, 11h55 - ATUALIZADO EM 04/02/2015, 11h55
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00