Plenário

Senadores concluem esforço concentrado. Saiba os detalhes.

02:20Senadores concluem esforço concentrado. Saiba os detalhes.

Transcrição LOC: PLENÁRIO DO SENADO APROVA A INDICAÇÃO DE 38 AUTORIDADES, ENTRE EMBAIXADORES, MINISTROS DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR E A CORREGEDORA-GERAL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. LOC: OS SENADORES VOTARAM TAMBÉM TRÊS MEDIDAS PROVISÓRIAS. UMA DELAS PRORROGOU CONTRATO DE TRABALHO NOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: No primeiro dia de esforço concentrado na segunda-feira, os senadores sabatinaram 32 embaixadores na Comissão de Relações Exteriores com direito à exposição de 5 minutos de cada diplomata. No dia seguinte, a Comissão de Constituição e Justiça analisou a indicação de três ministros do Superior Tribunal Militar e da corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça. Em dois dias de votações, o Plenário aprovou todas essas indicações e as dos embaixadores dos Estados Unidos e Líbano. A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso Sul, ressaltou que o currículo e o preparo da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, resultaram na aprovação unânime na comissão e no Plenário para a corregedoria do CNJ. (Simone) Foi um marco ter uma mulher à frente de um órgão que exige coragem porque significa você fazer correição, você apurar e ter coragem de responsabilizar seus pares. É uma missão muito difícil e entrou para a história pela capacidade dela pela firmeza, pela coragem de enfrentar as perguntas espinhosas que foram feitas. Pela primeira vez um corregedor foi aprovado por unanimidade do Senado Federal. REP: Os senadores também votaram três medidas provisórias. O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, destacou a permanência de mais de 3 mil profissionais da saúde até o final do ano nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro. (Chico) Destaco a prorrogação da contratação do Ministério da Saúde para manter os hospitais federais do Rio de Janeiro funcionando, visto que o Rio de Janeiro tem muitas peculiaridades. E nessa crise institucional em que se encontra, o governo está ajudando muito o Rio de Janeiro a ter esses hospitais em funcionamento para atender à sua população. REP: Também foram aprovadas a MP que trata do reajuste salarial de policiais militares e bombeiros do Distrito Federal e ex-territórios e a da recriação do Ministério das Comunicações. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Em três dias de esforço concentrado, os senadores aprovaram a indicação de 34 embaixadores, incluindo o dos Estados Unidos, de três ministros do Superior Tribunal Militar e da corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça. A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet (MDB-MS), destacou que o preparo da ministra do STJ, Maria Thereza de Assis Moura resultou unanimidade de sua indicação para o CNJ. Já o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), ressaltou a aprovação de três medidas provisórias, entre elas, a que manterá o funcionamento de hospitais federais no Rio de Janeiro. As informações são da repórter Hérica Christian.

MP 971/2020

MP 974/2020

MP 980/2020

TÓPICOS:
CCJ  CNJ  Comissão de Relações Exteriores  Conselho Nacional de Justiça  Constituição  DEM  Distrito Federal  Embaixadores  Estados  Estados Unidos  História  Institucional  Justiça  Mato Grosso  MDB  Ministério da Saúde  Plenário do Senado  Relações Exteriores  Rio de Janeiro  Roraima  Saúde  Senado Federal  Senador Chico Rodrigues  Senadora Simone Tebet  Superior Tribunal de Justiça  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo