Senadores concluem esforço concentrado. Saiba os detalhes. — Rádio Senado
Plenário

Senadores concluem esforço concentrado. Saiba os detalhes.

Em três dias de esforço concentrado, os senadores aprovaram a indicação de 34 embaixadores, incluindo o dos Estados Unidos, de três ministros do Superior Tribunal Militar e da corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça. A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet (MDB-MS), destacou que o preparo da ministra do STJ, Maria Thereza de Assis Moura resultou unanimidade de sua indicação para o CNJ. Já o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), ressaltou a aprovação de três medidas provisórias, entre elas, a que manterá o funcionamento de hospitais federais no Rio de Janeiro. As informações são da repórter Hérica Christian.

MP 971/2020

MP 974/2020

MP 980/2020

23/09/2020, 21h15 - ATUALIZADO EM 23/09/2020, 21h15
Duração de áudio: 02:20
Sessão deliberativa extraordinária semipresencial, para análise de indicações de embaixadores do Brasil em diversos países e para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Ordem do Dia.

Senador Paulo Paim (PT-RS) utiliza urna eletrônica durante sistema "drive-thru" de votação.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: PLENÁRIO DO SENADO APROVA A INDICAÇÃO DE 38 AUTORIDADES, ENTRE EMBAIXADORES, MINISTROS DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR E A CORREGEDORA-GERAL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. LOC: OS SENADORES VOTARAM TAMBÉM TRÊS MEDIDAS PROVISÓRIAS. UMA DELAS PRORROGOU CONTRATO DE TRABALHO NOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: No primeiro dia de esforço concentrado na segunda-feira, os senadores sabatinaram 32 embaixadores na Comissão de Relações Exteriores com direito à exposição de 5 minutos de cada diplomata. No dia seguinte, a Comissão de Constituição e Justiça analisou a indicação de três ministros do Superior Tribunal Militar e da corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça. Em dois dias de votações, o Plenário aprovou todas essas indicações e as dos embaixadores dos Estados Unidos e Líbano. A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso Sul, ressaltou que o currículo e o preparo da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, resultaram na aprovação unânime na comissão e no Plenário para a corregedoria do CNJ. (Simone) Foi um marco ter uma mulher à frente de um órgão que exige coragem porque significa você fazer correição, você apurar e ter coragem de responsabilizar seus pares. É uma missão muito difícil e entrou para a história pela capacidade dela pela firmeza, pela coragem de enfrentar as perguntas espinhosas que foram feitas. Pela primeira vez um corregedor foi aprovado por unanimidade do Senado Federal. REP: Os senadores também votaram três medidas provisórias. O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, destacou a permanência de mais de 3 mil profissionais da saúde até o final do ano nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro. (Chico) Destaco a prorrogação da contratação do Ministério da Saúde para manter os hospitais federais do Rio de Janeiro funcionando, visto que o Rio de Janeiro tem muitas peculiaridades. E nessa crise institucional em que se encontra, o governo está ajudando muito o Rio de Janeiro a ter esses hospitais em funcionamento para atender à sua população. REP: Também foram aprovadas a MP que trata do reajuste salarial de policiais militares e bombeiros do Distrito Federal e ex-territórios e a da recriação do Ministério das Comunicações. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00