Senadores comentam redução de recursos do Pronatec — Rádio Senado

Senadores comentam redução de recursos do Pronatec

LOC: O PRONATEC OFECERÁ UM MILHÃO DE VAGAS ESTE ANO. UM TERÇO DO QUE FOI OFERTADO EM 2014.  

LOC: A REDUÇÃO NO NÚMERO DE VAGAS FOI OCASIONADA PELOS CORTES DE MAIS DE 69 BILHÕES DE VERBAS DA UNIÃO. A EDUCAÇÃO FOI A TERCEIRA ÁREA MAIS AFETADA, COM REDUÇÃO DE MAIS DE 9 BILHÕES DE REAIS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: (Repórter) O corte de mais de nove bilhões de reais nos recursos para educação vai reduzir o número de vagas ofertadas para o Pronatec, programa que financia cursos de educação profissional e tecnológica. Serão um milhão de vagas este ano, dois terços a menos que 2014, quando foram oferecidas 3 milhões de vagas. O Ciência Sem Fronteiras também sofrerá cortes. O líder do governo, senador Delcídio do Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, explica que foi preciso cortar gastos por conta da crise, mas o governo está fazendo esforços para aplicar os recursos da melhor forma e com o fim da crise, as verbas para os programas educacionais serão restabelecidas. 

(Delcídio) Corte sempre é ruim, principalmente em educação. Acho que nós fizemos em esforço muito grande nas escolas técnicas, nas escolas de nível superior, no ensino básico. Estamos passando por uma situação difícil, estamos, mas nós vamos suplantar isso aí porque a educação é a grande prioridade, porque é o grande agente transformador de um país que se sonha cidadão.  

(Repórter) A educação foi o terceiro setor mais afetado pelos cortes no Orçamento aprovado pelo Congresso. O líder dos Democratas no Senado, Ronaldo Caiado, de Goiás, acredita que é contraditório o governo cortar recursos da área este ano, mesmo após ter instituído o slogan pátria educadora. 

(Caiado) Educação é fundamental para o desenvolvimento de todo o país, mas infelizmente o governo usa de uma necessidade da população muito mais para uma defesa populista, demagógica e eleitoreira do que realmente destinar verbas para a educação população brasileira. Como que ela diz que é pátria educadora se ela corta exatamente o orçamento e vagas para o Pronatec. Então, é uma incoerência. 

(Repórter).: Desde que foi criado em 2011, o Pronatec já alcançou mais de 8 milhões de matrículas, atingindo a meta estipulada pelo governo. A nova meta agora é oferecer 12 milhões de vagas até 2018. Da Rádio Senado.
11/06/2015, 07h40 - ATUALIZADO EM 11/06/2015, 07h40
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00