Senadores comentam indicação de filho de Bolsonaro para Embaixada dos EUA — Rádio Senado
Notícias

Senadores comentam indicação de filho de Bolsonaro para Embaixada dos EUA

O presidente Jair Bolsonaro admitiu indicar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), classificou de nepotismo a indicação e lembrou que a representação brasileira nos Estados Unidos é uma das mais importantes. Já o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), avalia que Eduardo Bolsonaro tem credenciais para ser embaixador. Se confirmada, a indicação de Eduardo Bolsonaro será submetida à Comissão de Relações Exteriores, onde ele será sabatinado, e depois votada pelo Plenário do Senado.  As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

12/07/2019, 16h10 - ATUALIZADO EM 12/07/2019, 17h20
Duração de áudio: 02:00
Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa. \r\rBancada:\rsenador Styvenson Valentim (Podemos-RN);\rsenador Rogério Carvalho Santos (PT-SE). \r\rFoto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: OPOSIÇÃO AMEAÇA BARRAR PROVÁVEL INDICAÇÃO DE FILHO DE BOLSONARO PARA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS. LOC: GOVERNISTAS ALEGAM QUE DEPUTADO FEDERAL TEM CREDENCIAIS PARA OCUPAR O CARGO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: A indicação ainda não foi confirmada. Mas o presidente Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de indicar um dos filhos para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, que é o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, declarou ter o apoio do chanceler Ernesto Araújo. A vaga em Washington está aberta desde abril. O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, criticou a possível indicação de Eduardo Bolsonaro. Ele lembrou que a representação brasileira nos Estados Unidos é uma das mais importantes, que sempre foi ocupada por embaixador de carreira do Itamaraty. Para Rogério Carvalho, a provável indicação do filho de Bolsonaro será a prática de nepotismo. (Rogério Carvalho) É a cara do nepotismo. É a cara de um governo que abre mão da qualidade dos nossos diplomatas bem formados com grande experiência, com grande capacidade de interlocução internacional para privilegiar o capricho da vontade do filho. O Brasil é um país, é uma República não é uma família real onde se define a partir dos membros. (Repórter): O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, avalia que o deputado Eduardo Bolsonaro tem credenciais para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos. (Chico Rodrigues) O deputado Eduardo Bolsonaro ele está no exercício do mandato de deputado federal. Foi o deputado federal mais bem votado da história do Brasil. Então, tem uma relação muito próxima com os Estados Unidos, com o próprio Presidente Trump. Tem que ser uma avaliação muito criteriosa por parte do presidente, mas não vejo nenhum entendimento nisso. (Repórter): Se confirmada, a indicação de Eduardo Bolsonaro será submetida à Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde ele será sabatinado, e depois votada pelo Plenário. Da Rádio Senado, Hérica Christian.  

Ao vivo
00:0000:00