CPI de Brumadinho

Senadores cobram instalação da CPI de Brumadinho

01:42Senadores cobram instalação da CPI de Brumadinho

Transcrição LOC: OS SENADORES OTTO ALENCAR E FABIANO CONTARATO COBRARAM DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS AS INDICAÇÕES DOS NOMES QUE IRÃO COMPOR A CPI DE BRUMADINHO. LOC: É O PASSO QUE FALTA PARA QUE A COMISSÃO POSSA SER INSTALADA E COMECE OS TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (TÉC): O pedido de abertura da CPI de Brumadinho foi lido em plenário no dia 12 de fevereiro. Os líderes partidários precisam indicar os nomes dos 11 titulares e sete suplentes que vão fazer parte da comissão. Um dos autores do pedido de criação da CPI, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, cobrou que sejam feitas as indicações o mais rapidamente possível: (OTTO ALENCAR): Estou chamando a atenção para uma coisa grave, para punir uma empresa que reiteradamente vem cometendo, na exploração mineral em Minas Gerais e também em outras partes do Brasil, esses abusos, essa falta de competência e de cuidado com as vidas e com o meio ambiente. A Vale precisa ser punida! (REPÓRTER): Também o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, espera que as investigações comecem logo. Ele não vê problemas no funcionamento de duas CPIs sobre Brumadinho, uma no Senado e outra na Câmara: (FABIANO CONTARATO): Toda medida que visa apurar esse caso ela é bem-vinda. Porque elas podem se complementar. O que nós temos que questionar é: a tragédia em Brumadinho poderia ter sido evitada? E onde estava o poder público nesse papel fiscalizador? (REPÓRTER): Além dos representantes da Vale, a CPI de Brumadinho deve convocar os responsáveis pela fiscalização da barragem, como Ministério Público, governo de Minas Gerais e órgãos ambientais. Também serão convocados representantes da Agência Nacional de Águas e da Agência Nacional de Mineração, entre outras autoridades. A barragem de Brumadinho se rompeu no dia 25 de janeiro. 310 pessoas perderam a vida, entre as que já foram identificadas e as que continuam desaparecidas. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Fabiano Contarato (REDE-ES) cobraram dos líderes partidários as indicações para a CPI de Brumadinho. É o passo que falta para que a comissão seja instalada e comece a investigar as causas e os responsáveis pelo desmoronamento da barragem da Vale, no dia 25 de janeiro. Otto Alencar espera que a CPI inicie os trabalhos na próxima semana.

TÓPICOS:
Bahia  Comissão de Meio Ambiente  CPI  Espírito Santo  Fiscalização  Meio Ambiente  Minas Gerais  Mineração  Ministério Público  PSD  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Otto Alencar  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11