Senadores brasileiros fazem balanço de eleições venezuelanas — Rádio Senado

Senadores brasileiros fazem balanço de eleições venezuelanas

LOC: "UMA VITÓRIA DA DEMOCRACIA". ASSIM O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO, EDUARDO AZEREDO, CLASSIFICOU O RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DESTE DOMINGO NA VENEZUELA.  

LOC: APESAR DE CONQUISTAR A MAIOR PARTE DOS ASSENTOS NA ASSEMBLÉIA NACIONAL, O PARTIDO DO PRESIDENTE HUGO CHÁVEZ PERDEU A MAIORIA DE DOIS TERÇOS, O QUE SIGNIFICA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA OPOSIÇÃO. 

TÉC: O partido governista de Hugo Chávez, PSUV, conquistou pelo menos 90 das 165 vagas disputadas. A coligação MUD, de oposição, ficou com 59, o que representa mais de um terço da composição da Assembléia Nacional em Caracas. O partido PPT, dissidente do chavismo, obteve ainda duas vagas. Com o resultado, o presidente Hugo Chávez terá que negociar com a oposição para aprovação de leis que exigem maioria qualificada. Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro, Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, a maior participação política da oposição na Venezuela significa um avanço da democracia. (AZEREDO) É uma vitória da democracia, uma vitória da resistência democrática na Venezuela e que mostra a importância de existir oposição. O presidente Hugo Chávez é um presidente que governa de maneira autoritária, desprezando contratos mínimos. E isso deve servir também como uma reflexão da importância da oposição. A Venezuela ficou algum tempo sem a participação dos deputados da oposição, agora eles voltaram a participar e é muito importante para um país vizinho ao nosso que isso aconteça. (REP) O comparecimento às urnas chegou a 66 por cento do eleitorado ¿ o que foi considerado uma das mais altas participações na história do país. Para o senador José Nery, do Psol do Pará, além de significar o fortalecimento da democracia na Venezuela, o resultado derruba argumentos de que falta espírito democrático ao governo de Hugo Chávez. (JOSÉ NERY) Fortalece a democracia, estou convencido de que o povo venezuelano escolheu um caminho que é diferente de outros países na America latina, lá são reformas estruturais de participação do estado na economia, para fortalecer os setores populares, de modo que vejo esse resultado como algo democrático e que fortalece o projeto que vem sendo implementado na Venezuela e coloca por terra o argumento daqueles de que no país só existe um lado, só existe uma posição.(REP) A oposição não possuía representação no parlamento venezuelano desde 2005, quando optou por não concorrer às eleições, alegando irregularidades no processo eleitoral, que não foram comprovadas. Desde então, a Assembléia Nacional é governada por absoluta maioria governista. As eleições presidenciais estão marcadas para 2012. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.
27/09/2010, 01h37 - ATUALIZADO EM 27/09/2010, 01h37
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00