Senadores aprovam projetos que melhoram condições de moradia para idosos — Rádio Senado

Senadores aprovam projetos que melhoram condições de moradia para idosos

LOC: OS SENADORES APROVARAM DOIS PROJETOS DE LEI QUE ALTERAM O ESTATUTO DO IDOSO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE MORADIA DESSA PARCELA DA POPULAÇÃO.
 
LOC: AS PROPOSTAS SE COMPLEMENTAM. O PRIMEIRO PROJETO PREVÊ QUE OS IMÓVEIS DE PROGRAMAS HABITACIONAIS PÚBLICOS DESTINADOS A IDOSOS FIQUEM NO PAVIMENTO TÉRREO.
 
LOC: O SEGUNDO, ESTABELECE UM PERCENTUAL MÍNIMO DE IMÓVEIS DEDICADOS A ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.

O plenário do Senado aprovou dois projetos modificando o Estatuto do Idoso relacionados com moradia. O primeiro foi proposto pelo deputado Vanderlei Macris, do PSDB de São Paulo, e reserva às pessoas com mais de 60 anos de idade pelo menos três por cento do total de unidades construídas nos programas habitacionais. O relator da proposta no Senado, Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, explica que depois de sancionada a proposta será praticamente a única lei capaz de proporcionar aos integrantes da terceira idade a oportunidade de adquirir moradias. (Paim) É um projeto que faz justiça aos idosos. Porque no momento em que eles mais precisam tem que ter onde morar, né? (Rogério) O senador Paulo Paim também relatou o projeto de Lei da Câmara 156 de 2008 do ex-deputado Tarcísio Zimmerman, que estipula que nos programas habitacionais as moradias destinadas aos idosos e também a pessoas com deficiência, devem ser construídas em pavimento térreo ou ficarem no primeiro andar. (Paim) Nós que queremos igualdade e garantir o direito à diversidade temos que assegurar essa possibilidade das pessoas com deficiência e idosas poderem escolher, se assim eles quiserem, o primeiro andar. (Rogério) As duas propostas seguiram para a sanção da presidente Dilma Roussef.
13/05/2011, 06h51 - ATUALIZADO EM 13/05/2011, 06h51
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00