Congresso Nacional 2020

Senadores apontam importância da pauta econômica presente na mensagem presidencial de Bolsonaro

02:07Senadores apontam importância da pauta econômica presente na mensagem presidencial de Bolsonaro

Transcrição LOC: UM DOS DESTAQUES DA MENSAGEM PRESIDENCIAL ENVIADA AO CONGRESSO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO FOI A PAUTA ECONÔMICA. LOC: SENADORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA MAS AFIRMAM QUE A PROPOSTA NÃO PODE SER IMPOSTA E DEVE SER BEM DEBATIDA COM O LEGISLATIVO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: TÉC: Para o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, o foco da mensagem presidencial de Jair Bolsonaro no início do ano legislativo de 2020 foi correto, já que, para o senador é preciso estímulo para a economia brasileira: Jayme Campos – 13” – Alguns projetos para serem votados, caso da reforma tributária, reforma administrativa, enfim, são leis que certamente vão criar um ambiente não só para a economia, mas sobretudo de segurança jurídica para todos aqueles que querem investir no Brasil. (REP) O mesmo pensamento é compartilhado por Major Olímpio, senador do PSL de São Paulo, que destaca que projetos citados na mensagem já estão em discussões avançadas no Senado: Major Olímpio: No Senado nós já temos pautas que são muito importantes para o Brasil, importante para o executivo, nós temos PECs que estão aqui conosco que nós devemos votar esse primeiro semestre o mais rápido possível, uma delas que acaba com mais de 200 fundos, uma outra que consolida o pacto federativo, equilibrando as contas União, Estados e Municípios. (REP) Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, espera que a mensagem, que também fala da universalização da educação de qualidade em todos os níveis, não fique apenas no discurso: Contarato: Espero efetivamente que não fique apenas no campo do discurso, mas entre no campo da efetividade. Porque discurso por discurso nós já temos uma constituição federal de 88 que garante a todo cidadão brasileiro e brasileira o direito a uma educação pública de qualidade e a população menos favorecida não tem. (REP) E todos os pontos e projetos citados na mensagem presidencial devem ser debatidos com o Congresso. Essa é a opinião do Senador Weverton, do PDT do Maranhão, que criticou o excesso de medidas provisórias de 2019: Weverton: Esse ano nós vamos bater oposição muito forte nessa questão das medidas provisórias desenfreadas que são assinadas e mandadas pra cá no Congresso, e eu digo desenfreadas porque muitas delas não tem urgência que deveria ter, que prevê a edição de uma medida provisória. (REP) Entre os projetos citados por Bolsonaro na mensagem presidencial estão a reforma tributária, o programa Verde Amarelo, a independência do Banco Central e a privatização da Eletrobrás. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Senadores ressaltaram a importância da pauta econômica proposta pelo presidente Jair Bolsonaro na mensagem enviada ao Congresso no início do ano legislativo de 2020. Para o senador Jayme Campos (DEM-MT), as aprovações na área econômica podem destravar os investimentos no país. Weverton (PDT-MA) afirmou que espera que em 2020 não haja excesso de medidas provisórias. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Ano Legislativo  Banco Central  Bolsonaro  Constituição  Constituição Federal  DEM  Economia  Educação  Espírito Santo  Estados  Investimentos  Maranhão  Mato Grosso  Medida Provisória  Municípios  Oposição  Pacto Federativo  PDT  Privatização  PSL  Rede  Rede Sustentabilidade  Reforma Administrativa  Reforma Tributária  São Paulo  Segurança  Senador Fabiano Contarato  Senador Jayme Campos  Sustentabilidade  União  Congresso Nacional  Congresso Nacional 2020 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo