Senadores acreditam que reunião entre líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte poderá pacificar península — Rádio Senado
Internacional

Senadores acreditam que reunião entre líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte poderá pacificar península

Senadores da Comissão de Relações Exteriores estão otimistas com a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-um. O senador Fernando Collor (PTC-AL), que chefiou uma visita oficial à Coreia do Norte, afirmou que o mundo pode estar às vésperas de uma pacificação histórica da península coreana. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

08/06/2018, 18h29 - ATUALIZADO EM 08/06/2018, 18h29
Duração de áudio: 02:34
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião para apreciação de acordos internacionais.

À mesa, presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Em pronunciamento, à bancada, senador Jorge Viana (PT-AC).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES ACREDITAM QUE O ENCONTRO ENTRE DONALD TRUMP E KIM JONG-UM PODERÁ SER UMA ETAPA CRUCIAL PARA A PAZ NA PENÍNSULA COREANA. LOC: A REUNIÃO HISTÓRICA FOI TEMA DE DEBATE NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: Coreia do Norte Grupo de Amizade T: 2’30’’) O encontro em Cingapura entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-um, está marcado, no horário de Brasília, para o próximo dia 11 às 8 da noite. Os preparativos não têm sido fáceis e o governo dos Estados Unidos, que possui um gigantesco arsenal militar na Ásia, chegou a cancelar o encontro antes da confirmação. As reuniões anteriores entre os dois líderes coreanos e de Kim Jong-um com o presidente da China, Xi Jingping, ajudaram a concretizar a conversa agendada com Donald Trump. No centro da discussão está o desmantelamento das armas nucleares na Coreia do Norte. O vice-presidente da Comissão de Relações exteriores, senador Jorge Viana, do PT do Acre, disse que está otimista com a possibilidade de acabarem as hostilidades. (Jorge Viana) O que nós estamos vivendo é algo que pode, sim, fazer parte do passado, de uma página virada. Ontem mesmo o noticiário dava conta de que algumas instalações de armamento nuclear estavam sendo destruídas já pela República Popular Democrática da Coreia. (Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, eleita presidente do grupo parlamentar de amizade com a Coreia do Norte, concordou que o encontro é uma oportunidade de ir além do cessar-fogo assinado em 1953. (Vanessa Grazziotin) este momento que nós estamos vivenciando hoje é um momento muito importante, que é o momento da busca da aproximação e paz de duas Nações que, no fundo, representam apenas um único povo, uma única cultura. O senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, presidente da Comissão de Relações Exteriores, chefiou uma delegação brasileira que visitou a Coreia do Norte em maio. Ele também acredita que o encontro entre Trump e Kim trará resultados positivos. (Fernando Collor) Este é um momento, para o mundo, extremamente importante: é o momento em que nós estamos às vésperas de estabelecer a paz na península coreana. (Repórter) Desde 2006 a Coreia do Norte realizou seis testes nucleares, que foram suspensos desde que começaram os diálogos de paz. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00