Senadoras defendem decisão que exige percentual de mulheres — Rádio Senado

Senadoras defendem decisão que exige percentual de mulheres

LOC: AS SENADORAS KÁTIA ABREU, DO DEMOCRATAS DE TOCANTINS, E SERYS SLHESSARENKO, DO PT DO MATO GROSSO, DEFENDERAM A DECISÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DE EXIGIR O CUMPRIMENTO DO PERCENTUAL MÍNIMO DE MULHERES CANDIDATAS.

LOC: NESTA QUINTA-FEIRA, O TSE DETERMINOU QUE O PDT DO PARÁ CUMPRA A DETERMINAÇÃO DA LEI ELEITORAL DE QUE PELO MENOS 30 POR CENTO DOS CANDIDATAS DE SUA CHAPA NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO SEJAM MULHERES.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral determinou que o Partido Democrático Trabalhista ajuste a quantidade de seus candidatos homens e mulheres ao cargo de deputado estadual pelo Pará aos percentuais de no mínimo 30% e no máximo 70% para candidaturas de cada sexo. A exigência está na atual Lei Eleitoral, a Lei nº 9.504 de 97. Há 62 vagas em disputa e o PDT paraense apresentou 29 candidatos, sendo 22 homens e sete mulheres. Para atingir o percentual mínimo de 30% de candidatos do sexo feminino, o partido precisará suprimir da lista dois candidatos do sexo masculino ou acrescentar outras duas mulheres. Na opinião da senadora Kátia Abreu, do Democratas do Tocantins, isto mostra o quanto as mulheres estão fora da política e será mais fácil conseguir retirar duas candidaturas masculinas do que conseguir duas novas candidatas. (0813Kátia_Mulheres 19¿) "É um jogo muito duro hoje! É um jogo muito desleal pra quem tá começando, pra quem tem poucas condições de arrecadar, que sempre no começo é mais difícil. E então as mulheres nunca conseguem começar, elas são muito preocupadas com essa questão normalmente. Não significa que os homens são irresponsáveis não (risos), significa que elas têm mais cuidado com o assunto." (ROGERIO) A senadora Sérys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso credita ao machismo ainda existente na atividade política e à tripla jornada como mães, esposas e trabalhadoras, a baixa quantidade de mulheres candidatas. (0813Sérys_mulheres 22¿) "Se existe uma lei que diz que nós temos direito a 30% de participação de mulheres na política, não é o suficiente. É importante? É! Ajuda? Ajuda! Mas precisa muito mais do que isso. Precisa mudança de mentalidade, precisa respeito, sabe, de alguns - de alguns, porque muitos já têm - que ainda não têm pela participação da mulher na política." (ROGERIO Caso permaneça em descumprimento da lei, o PDT do Pará poderá ter a chapa impugnada. A decisão do TSE deve ter implicações na lista de candidatos em todo o país, que deverão ajustar sua proporção de candidatos por sexo.
13/08/2010, 05h06 - ATUALIZADO EM 13/08/2010, 05h06
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00