Senadora quer comissão especial antes de votar projeto sobre transposição do Rio Tocantins

01:53Senadora quer comissão especial antes de votar projeto sobre transposição do Rio Tocantins

Transcrição LOC: SENADORA QUER COMISSÃO ESPECIAL ANTES DA VOTAÇÃO DE PROJETO APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE TRATA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO TOCANTINS. LOC: RELATORA TEME QUE A PROPOSTA COMPROMETA A AGRICULTURA, PISCICULTURA E ATÉ AS ATIVIDADES DE TURISMO E LAZER NO ESTADO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Na condição de relatora na Comissão de Infraestrutura, a senadora Kátia Abreu de Tocantins solicitou a criação de uma Comissão Especial Externa para analisar os impactos da transposição do Rio Tocantins. Um projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados prevê a interligação entre o Rio Preto, localizado na Bahia, e o rio Tocantins para assegurar a navegação desde o rio São Francisco até o rio Amazonas. Kátia Abreu argumentou que o Estado passou por uma seca nos últimos 4 anos, o que prejudicou algumas atividades econômicas locais. Antes mesmo de elaborar o relatório, ela avalia que a transposição dos rios Tocantins e Araguaia deve ser discutida com especialistas dentro dessa Comissão Especial. (Kátia) Queremos aprovar um requerimento de audiências públicas tanto aqui no Congresso quanto em Tocantins para discutirmos essa questão. Vamos chamar todos os técnicos. Queremos cientistas, Agência Nacional da Água, pesquisadores, especialistas. Não vamos fazer política com isso. Vamos fazer uma coisa com base científica. REP: Kátia Abreu esclareceu que não é contrária à integração hidroviária. Apenas pondera a necessidade de os senadores conhecerem os estudos técnicos antes de aprovarem o projeto ao citar que o Estado depende do rio para a agricultura, piscicultura e até o turismo. (Kátia) Como podemos dar o que não temos? O que os pescadores das colônias estão desesperados? Os peixes botam na época da piracema, põem os ovos e o rio seca, não está subindo. Ele está matando todos os ovos justamente daquilo que mais precisamos? Apenas para dar um exemplo de coisas que nunca aconteceram antes no Rio Tocantins. REP: A Comissão Especial contará com a participação de 4 titulares e 4 suplentes, sendo senadores de Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí, estados que poderão ser afetados com a transposição. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Relatora do projeto que trata da transposição do Rio Tocantins (PLC 138/2017) na Comissão de Serviços de Infraestrutura, a senadora Kátia Abreu (Sem partido-TO) solicitou a criação de uma Comissão Especial Externa para analisar os impactos da medida. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, prevê a interligação entre o Rio Preto, localizado na Bahia, e o rio Tocantins para assegurar a navegação desde o rio São Francisco até o rio Amazonas. Kátia Abreu argumentou que o Estado passou por uma seca nos últimos quatro anos, o que prejudicou algumas atividades econômicas locais. Antes mesmo de elaborar o relatório, ela avalia que a transposição dos rios Tocantins e Araguaia deve ser discutida com especialistas dentro dessa Comissão Especial.

TÓPICOS:
Agricultura  Água  Amazonas  Bahia  Câmara dos Deputados  Comissão de Serviços de Infraestrutura  Estados  Infraestrutura  Maranhão  Piauí  Piscicultura  Podemos  Política  Rio Amazonas  Rio São Francisco  Seca  Senadora Kátia Abreu  Tocantins  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11