Convocação

Senador quer ouvir ministro-chefe de Segurança Institucional sobre espionagem de autoridades

02:03Senador quer ouvir ministro-chefe de Segurança Institucional sobre espionagem de autoridades

Transcrição LOC: SENADOR PEDE A CONVOCAÇÃO DO MINISTRO-CHEFE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL PARA FALAR SOBRE ESPIONAGEM DE AUTORIDADES. LOC: MAS LÍDER DO GOVERNO AFIRMA QUE PRESIDENTE BOLSONARO JÁ DESMENTIU DECLARAÇÕES RELACIONADAS A UM COMPLÔ CONTRA ELE. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: O senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, apresentou um requerimento de convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, para esclarecer se o Palácio do Planalto está “investigando” integrantes do Legislativo e do Judiciário. Uma publicação do jornal “A Folha de São Paulo” menciona conversas do presidente Jair Bolsonaro com parlamentares em que teria mencionado um dossiê com informações de inteligência de que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governador de São Paulo, João Dória, e setores do Supremo Tribunal Federal estariam articulando um plano para tirá-lo do poder. Para Alessandro Vieira, se confirmada, essa espionagem é um atentado contra a harmonia e o equilíbrio entre os Poderes. (Alessandro) Queremos abrir um espaço para que o ministro general Heleno possa apontar com absoluta clareza se existe algum tipo de indício ou prova de um plano para prejudicar a República, para derrubar o presidente Jair Bolsonaro, ou coisa parecida. E também informar se existe em andamento algum tipo de ação de difamação, de monitoramento ilegal por parte do governo ou de seguidores do governo. REP: Mas o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, negou que o presidente da República tenha feito declarações sobre espionagens a autoridades. (Bezerra) O presidente da República fez questão absoluta de dizer que não se manifestou da forma como a Folha de São Paulo publicou, que ele desmente categoricamente essa publicação. Eu trago essa informação para que os líderes partidários não possam estar especulando, procurando transformar uma matéria jornalística, que parece de verdade, numa crise política, numa crise institucional que nenhum de nós desejamos. REP: O requerimento de convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, não tem data para ser votado.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania_SE) pediu a convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, para falar sobre um suposto dossiê que mostraria um plano do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de uma ala do Supremo Tribunal Federal e do governador de São Paulo, João Dória, para derrubar o presidente Bolsonaro. Se confirmada a investigação, Vieira considera o fato um atentando contra a democracia. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que o próprio presidente da República desmentiu as informações. As informações são da repórter Hérica Christian.

TÓPICOS:
Bolsonaro  Câmara dos Deputados  Cidadania  DEM  Democracia  Institucional  Inteligência  Judiciário  MDB  Pernambuco  Política  Presidente da República  São Paulo  Segurança  Senador Alessandro Vieira  Senador Fernando Bezerra Coelho  Sergipe  Supremo Tribunal Federal 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo