Senador defende projeto da Ferrovia do Cerrado que terá aproximadamente 670 quilômetros de extensão — Rádio Senado
Infraestrutura

Senador defende projeto da Ferrovia do Cerrado que terá aproximadamente 670 quilômetros de extensão

O projeto da chamada Ferrovia do Cerrado tem extensão de 671 quilômetros. O senador Rodrigues Palma (PR-MT) avaliou que a criação dessa ferrovia deve impactar diretamente no aumento do agronegócio brasileiro, ao facilitar o transporte de cargas.

20/08/2018, 16h55 - ATUALIZADO EM 20/08/2018, 16h55
Duração de áudio: 02:01
Foto: Carlos Neto / Valec

Transcrição
LOC:. O PROJETO DA CHAMADA FERROVIA DO CERRADO FOI ENCAMINHADO AO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. LOC:. PARA O SENADOR RODRIGUES PALMA, CRESCIMENTO AGROPECUÁRIO DEPENDE DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: A Ferrovia do Cerrado terá cerca de 670 quilômetros e deve ligar Cuiabá a Uberlândia. A estrada de ferro vai passar por cidades de alta produção como Mineiros, Jataí e Rio Verde, em Goiás, e Uberaba, em Minas Gerais, além de não haver no traçado terras quilombolas nem indígenas. Para o senador Rodrigues Palma, do PR de Mato Grosso, a ferrovia vai impactar diretamente no crescimento agropecuário, pois vai melhorar a logística de transporte brasileiro de cargas. (Rodrigues Palma) Sabemos que o modal de transporte ferroviário é pouco explorado no Brasil. No entanto, faz-se cada vez mais pertinente investimento para expansão da nossa malha ferroviária, como alternativa real e eficaz para o escoamento da produção agrícola. Temos uma perspectiva de que, apenas em Mato Grosso, as exportações de grãos atinjam 70 milhões de toneladas até 2020. (Repórter) Dados do Ministério da Agricultura apontam que em 2017 as exportações brasileiras do agronegócio registraram aumento de cerca de 13 por cento em relação a 2016. O senador Rodrigues Palma alertou que, para esses números continuarem aumentando, é necessário um sistema de transporte mais eficiente. Segundo ele, é preciso apoio do Senado para a criação de outras alternativas de transporte, como é o caso da Ferrovia do Cerrado. (Rodrigues Palma) Até mesmo para que Governo e população não se vejam novamente reféns de um setor que hoje é responsável por mais de 80% do transporte de carga no Brasil e para que não fiquem naquela situação que aconteceu com a greve dos caminhoneiros no primeiro semestre deste ano. (Repórter) Segundo dados da Pesquisa CNT de Ferrovias, o Brasil tem 12 principais malhas destinadas ao transporte ferroviário de cargas, que, somadas, compreendem cerca de 30 mil quilômetros. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

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