Senador cobra duplicação de rodovias federais de Mato Grosso para evitar mortes no trânsito — Rádio Senado
Trânsito

Senador cobra duplicação de rodovias federais de Mato Grosso para evitar mortes no trânsito

O tráfego de caminhões pesados ao lado de veículos pequenos é a causa de muitos acidentes com vítimas na nas estradas de Mato Grosso, segundo o senador José Medeiros (Pode-MT). Os buracos, os atoleiros e o excesso de caminhões são as principais causas de acidentes com mortes. Alguns municípios cortados pela BR 163 já têm praças de pedágio, mas as obras estão paralisadas por falta de recursos.

02/03/2018, 19h31 - ATUALIZADO EM 05/03/2018, 13h13
Duração de áudio: 01:22
Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa. 

Em discurso, à tribuna, senador José Medeiros (Pode-MT).

À mesa, senador Paulo Paim (PT-RS) conduz sessão.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS BURACOS, OS ATOLEIROS E O EXCESSO DE CAMINHÕES DAS ESTRADAS DE MATO GROSSO SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES COM MORTES NAS ESTRADAS. LOC: A AVALIAÇÃO É DO SENADOR JOSÉ MEDEIROS, QUE PEDIU APOIO DO GOVERNO PARA AGILIZAR A DUPLICAÇÃO DAS ESTRADAS FEDERAIS QUE CORTAM O ESTADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC: A paralização na duplicação da BR 163 foi tema de debate no plenário do Senado. O senador José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, destacou os constantes congestionamentos de caminhões na BR 163 devido à falta de condições de tráfego. Para ele, a ausência de manutenção nas rodovias provoca forte impacto, que é agravado por não haver duplicação, resultado que se reflete na economia e na sociedade. José Medeiros lembra que o índice de mortes em acidentes na BR 163 chega a 50 mil mortes por ano. (José Medeiros) “Mato Grosso precisa daquela rodovia. E não é só mato grosso, depois do mato grosso vem o Pará. As obras estão caminhando. Porque ela tem o escoamento que vai até os portos. E a mesma rodovia que é usada para escoar a soja, o milho e outros produtos é a mesma que se usa pro cidadão normal usar” (REPÓRTER) José Medeiros lembrou que os moradores de Cuiabá e outros municípios, como Lucas do Rio Verde, já estão pagando pedágio para circular na BR 163, mas continuam a trafegar em estradas cheia de buracos, atoleiros e pista simples, porque o BNDES não liberou o restante dos recursos para a duplicação das pistas. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos.

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