Senado celebra os 90 anos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira — Rádio Senado
Homenagem

Senado celebra os 90 anos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira

Sessão Especial do Senado celebrou os 90 anos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira. A Sessão foi solicitada pelos senadores goianos Luiz do Carmo, do MDB, e Vanderlan Cardoso, do PP. Os parlamentares destacaram o trabalho voluntário e o cuidado com os mais pobres promovidos pela Assembleia. A reportagem é de Lara Kinue, da Rádio Senado.

12/12/2019, 17h27 - ATUALIZADO EM 12/12/2019, 19h49
Duração de áudio: 02:30
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar o transcurso de 90 anos de atuação, no território nacional brasileiro, da Assembleia de Deus Ministério de Madureira.

Bíblia Sagrada (Bíblia do Culto).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO CELEBROU OS 90 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO MADUREIRA. LOC: A SESSÃO FOI SOLICITADA PELOS SENADORES GOIANOS LUIZ DO CARMO, DO MDB, E VANDERLAN CARDOSO, DO PP. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada em 1911, em Belém do Pará, por missionários suecos. Com o passar dos anos, o grupo se expandiu pelo Brasil, e, por razões administrativas, se dividiu em convenções e ministérios com administrações autônomas. Atualmente, o ministério evangélico mais expressivo no Brasil é o Ministério Madureira, que foi fundado no dia 15 de novembro de 1929, pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Para celebrar os 90 anos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, o Senado fez uma Sessão Especial a pedido dos senadores goianos Luiz do Carmo, do MDB, e Vanderlan Cardoso, do PP. O bispo da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, Oídes do Carmo, falou sobre a inclusão proposta pelo Ministério. (Oídes do Carmo) Assembleia de Deus Madureira é uma igreja que tem a cara do povo brasileiro. Aqui nós temos lugar para ricos, mas tem para pobres também, aqui tem um branco, mas tem um negro, tem o Pardo, aqui tem o intelectual mas tem o indouto também, aqui tem o velho mas teu jovem. Há espaço para todos, por isso que consolida como o maior mistério individual na face da terra. (REP) O bispo da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, Abner Ferreira, comemorou a presença de parlamentares evangélicos no Senado. (Abner Ferreira) Por muitas vezes, eu bati nesses gabinetes aqui. Quando tentaram transformar a Igreja Evangélica numa associação, nós tivemos de bater de gabinete em gabinete. Depois, quando tentaram criminalizar a atuação da Igreja Evangélica. E, hoje, nós estamos comemorando 90 anos com uma bancada de Senadores eminentemente evangélicos, sendo presididos por um Senador que é evangélico e é da nação Madureira. (REP) O senador Vanderlan Cardoso destacou o papel social das Assembleias. (Vanderlan Cardoso) A igreja Assembleia de Deus Madureira, assim como outras denominações religiosas, faz um trabalho que vai além da missão evangelizadora propriamente dita, desdobrando-se na realização de diversas ações sociais em benefício da sociedade as igrejas são, sem nenhuma dúvida, uma das principais entidades filantrópicas no Brasil e no mundo. (REP) O senador Vanderlan comemorou ainda a aprovação unânime do Projeto de Lei Complementar 55, de 2019, que prorroga a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, de igrejas até 31 de dezembro de 2032. O projeto aguarda a sanção presidencial. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00