Votações

Plenário já pode votar garantia de compra mínima de leite do produtor

01:52Plenário já pode votar garantia de compra mínima de leite do produtor

Transcrição LOC: O PLENÁRIO DO SENADO VAI ANALISAR O PROJETO QUE OBRIGA O GOVERNO FEDERAL A COMPRAR UMA QUANTIDADE MÍNIMA DE LEITE PRODUZIDO POR AGRICULTORES FAMILIARES. LOC: TAMBÉM ESTÁ NA PAUTA O RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO DE PSICOMOTRICISTA. OS DESTAQUES DA AGENDA DO PLENÁRIO COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: Pelas regras atuais o governo só pode pagar até 4 mil reais por semestre para cada produtor de leite dentro do PPA, que é o programa que permite a compra direta de alimentos produzidos por agricultores familiares. O Senado considerou o valor baixo e aprovou em fevereiro de 2017 um projeto que obrigaria a compra mínima diária de 150 litros de leite de cada produtor. Mas a Câmara decidiu reduzir essa quantidade para 35 litros por dia. A mudança feita pelos deputados será agora analisada pelo plenário e já tem o voto favorável da relatora, Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul: (ANA AMÉLIA): O limite de 35 litros por dia mostra-se mais factível e com menor potencial de afetar significativamente outras modalidades do PAA. Estamos seguros de que a Emenda da Câmara dos Deputados mantém a característica essencial ao aprimorar o marco regulatório do PAA Leite, tornando-o um instrumento mais eficiente para garantir o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. (MAURÍCIO): Também está na pauta o projeto que reconhece a profissão de psicomotricista, que é o profissional que utiliza técnicas de estimulação do corpo e interação com o ambiente externo para tratar deficiências de desenvolvimento em crianças ou transtornos em adultos. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, diz que a regulamentação da atividade vai ajudar a popularizar a psicomotricidade no Brasil. (LÍDICE): Para que mais universidades, incluindo públicas, passem oferecer cursos estimulando pesquisa participação e discussões sobre protocolos internacionais e o consequente amadurecimento continuado da psicomotricidade no Brasil. (MAURÍCIO): O plenário do Senado também vai votar na terça-feira o projeto que amplia de três meses para até três anos a pena para quem maltratar animais. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

O Plenário do Senado vai votar na próxima semana o projeto de lei (PLS 186/2015) que obriga o governo federal a comprar 35 litros de leite diários de cada produtor familiar. A aquisição será feita dentro do PPA, que é o programa que permite ao governo comprar de forma direta parte da produção de agricultores familiares. Também estão na pauta do plenário o projeto (PLC 74/2018) que reconhece a profissão de psicomotricista e o que aumenta a pena para quem maltratar animais (PLS 470/2018).

TÓPICOS:
agricultores familiares  Agricultura  Agricultura familiar  Alimentos  Animais  Bahia  Câmara dos Deputados  Desenvolvimento  litros de leite  Marco Regulatório  Plenário do Senado  PP  PSB  psicomotricista  Rio Grande do Sul  Senadora Lídice da Mata 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11