Senado volta analisar o Estatuto da pessoa com deficiência — Rádio Senado

Senado volta analisar o Estatuto da pessoa com deficiência

LOC: LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VOLTA A SER ANALISADA NO SENADO. 

LOC: POR TER SIDO ALTERADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, O TEXTO PASSARÁ POR NOVA ANÁLISE NO SENADO ANTES DE SEGUIR PARA SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. 

(Repórter) Após ser aprovado na Câmara dos Deputados, a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência, vai voltar a ser analisado no Senado. A matéria que terá o senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, como relator na Comissão de Direitos Humanos, cria normas para garantir acessibilidade, moradia, transporte e atendimento de saúde para pessoas com algum tipo de deficiência. No Plenário da Câmara, o inciso que mandava parar as transmissões de rádio e televisão que exibissem mensagens preconceituosas contra pessoas com deficiências foi derrubado. Um dos dispositivos que permaneceu foi o direito ao auxílio-inclusão para a pessoa com deficiência moderada ou grave e a garantia de respeito à orientação sexual para pessoas com deficiência no SUS. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do projeto, acredita na aprovação da proposta. 

(Paim) O Romário disse que vai simplificar o máximo para dar o parece, o que o governo não se compromete é não vetar alguma coisa, bom vamos aprovar. Pelo que eu entendo não há nenhum obstáculo, nem por parte do governo, nem por parte da oposição. Aprovaremos com certa tranquilidade, isso não quer dizer que não possa ter pequenas mudanças, com alguma coisa sendo suprimida. 

(Repórter) Paulo Paim acredita que com a aprovação do Estatuto, as pessoas com deficiências terão mais inclusão na sociedade. 

(Paim) Claro que não vou achar também que o Estatuto vai ser aplicado na integra do dia para a noite. Como o próprio Estatuto do Idoso, a sociedade está incorporando o estatuto. Mas claro que o estatuto tem essa marca, ele estabelece um novo marco das relações com as pessoas com deficiência. É O grito de liberdade das pessoas com deficiência, para que elas possam deslocar, enfim, com a total liberdade e fazer acontecer.

(Repórter) Os senadores Paulo Paim e Romário, junto com a deputada Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, em reunião com o Presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, decidiram que matéria será relatada em Plenário, sem passar por três comissões. 
13/03/2015, 01h45 - ATUALIZADO EM 13/03/2015, 01h45
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00