Senado vai realizar audiência para debater o Sistema S — Rádio Senado

Senado vai realizar audiência para debater o Sistema S

LOC: O TRABALHO E A EFICIÊNCIA DAS ENTIDADES QUE FORMAM O SISTEMA “S” VÃO SER DEBATIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA. 

LOC: COM A PRESENÇA DE PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DO SETOR ECONÔMICO, A AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA, ÀS NOVE E MEIA DA MANHÃ. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

(Repórter) As entidades do chamado sistema S, que inclui Senac, Sesc e Sebrae, por exemplo, são mantidas quase que exclusivamente por recursos públicos. No ano passado, o orçamento dedicado a essas entidades somou 31 bilhões de reais. Para este ano, a previsão é de 38 bilhões. O trabalho dessas entidades vai ser debatido em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, nesta quarta-feira. A iniciativa foi do vice-presidente do colegiado, senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, e faz parte de um ciclo. Desta vez, lembra o senador, serão ouvidos presidentes e diretores de várias associações do setor econômico, como Federação Brasileira de Bancos e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. 

(Ataídes Oliveira) A Anfavea tem um serviço prestado de tamanha relevância. Esta é a causa maior de a gente estar convidando-os para o debate, para trocar ideias sobre a nossa mão de obra, que o Sistema “S” deveria estar qualificando. 

(Repórter) Ataídes Oliveira considera que a falta de mão de obra qualificada e a produtividade são empecilhos para o avanço da economia no Brasil, mas a finalidade das entidades do Sistema “S” se estendeu para além dessa meta. 

(Ataídes Oliveira) Nessas últimas décadas, houve uma mudança muito grande de finalidade do sistema. Hoje, atua firmemente no mercado financeiro, imobiliário, comercial, cobrando cursos com valores exorbitantes, e é exatamente sobre esse assunto. É um sistema extraordinário para o crescimento do nosso país, e que, na verdade, houve uma distorção dessa finalidade. 

(Repórter) A primeira audiência sobre o tema aconteceu no final de maio, com os representantes das confederações das entidades para discutir os recursos distribuídos para o sistema.
16/06/2015, 07h36 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 07h36
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00