Senado vai analisar obrigatoriedade de testes de impacto em veículos nacionais — Rádio Senado
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Senado vai analisar obrigatoriedade de testes de impacto em veículos nacionais

26/05/2017, 18h00 - ATUALIZADO EM 26/05/2017, 18h06
Duração de áudio: 01:48
Plenário do Senado Federal durante sessão de debates temáticos destinada a discutir o Projeto de Lei da Câmara nº 38, de 2017, que regulamenta a Reforma Trabalhista. 

Participam:
senador Antonio Carlos Valadares (PSB-S) senador Elmano Férrer (PTB-PI); 
senador José Agripino (DEM-RN); 
senador José Pimentel (PT-CE); 
senador Roberto Requião (PMDB-PR); 
senador Roberto Rocha (PSB-MA); 
senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR); 
senadora Regina Sousa (PT-PI); 
senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB- AM); senadora Ângela Portela (PDT-RR)


Foto:  Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO VAI ANALISAR A OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO DE TESTES DE IMPACTO EM VEÍCULOS NACIONAIS. LOC: O PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR ELMANO FÉRRER PREVÊ TESTES ALEATÓRIOS A PARTIR DE 2019. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. TÉC: A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever a realização de testes de impacto obrigatórios em todos os veículos novos comercializados no país. Também chamados de crash tests, eles simulam acidentes com colisões frontais e laterais para avaliar os danos ao carro, ao motorista e aos passageiros. O projeto determina que os testes sejam feitos, de forma aleatória, em carros selecionados nas concessionárias. O autor do projeto, senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, explica que só poderiam ser vendidos aqueles que atingirem os resultados mínimos de segurança. (Elmano) “Aquelas portas laterais nos testes já feitos mostraram que há problema em determinadas marcas que tinham alta na concepção da carroceria, no material utilizado na carroceria. Sobretudo o teste nas laterais. ” (REP) Elmano Férrer ressaltou, ainda, que os testes de impacto seriam custeados pelas montadoras dos veículos, que também devem divulgar os resultados em campanhas de publicidade e nos próprios sites. (Elmano) “Isso é feito em vários países do mundo. Por exemplo, um carro vendido na Europa e nos Estados Unidos obrigatoriamente eles se submetem a esse teste. Entretanto os mesmos carros fabricados por montadoras aqui no Brasil não fazem esses testes e isso implica em situação de gravidade para motoristas e passageiros. ” (REP) O Brasil registra atualmente mais de 45 mil mortes por ano em acidentes de trânsito. A proposta aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovada, terá validade a partir de janeiro de 2019. Da Rádio Senado, Marcella Cunha. PLS 152/2017

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