Senado será iluminado de laranja em Campanha de combate ao câncer — Rádio Senado
Combate ao Câncer

Senado será iluminado de laranja em Campanha de combate ao câncer

A cúpula e o edifício principal do Senado estão iluminados com a cor laranja em apoio ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A campanha foi solicitada pela Recomeçar — Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília. Senadores defenderam mais investimentos na saúde pública e na conscientização da população na prevenção da doença. Confira reportagem completa de José Odeveza da Rádio Senado.

10/02/2020, 15h20 - ATUALIZADO EM 10/02/2020, 15h20
Duração de áudio: 01:38
Inaugurada no dia cinco de fevereiro, um dia depois do Dia Nacional de Combate ao Câncer, a iluminação laranja vai até o dia 29 de fevereiro. \r\rFoto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá

Transcrição
LOC: SENADO SERÁ ILUMINADO DE LARANJA EM CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER. LOC: SEGUNDO O INCA, MAIS DE SEISCENTOS MIL BRASILEIROS TERÃO A DOENÇA NESTE ANO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Téc): Em mais uma campanha de promoção à saúde pública, o Senado terá o prédio principal e sua cúpula iluminados de laranja ao longo de fevereiro. A proposta é chamar atenção para a importância do combate à doença que vai acometer mais de 600 mil brasileiros neste ano. Para o senador Alvaro Dias, do Podemos do Paraná, a prevenção por meio da informação é necessária para diminuir os casos fatais de câncer. Mas cobrou do poder público a realização de campanhas e a oferta de exames e tratamento. (Álvaro Dias): A prevenção é fundamental! Essa doença avança fazendo vítimas cada vez mais com mais intensidade. E é importante chamar a população, convocar a população, mas principalmente as autoridades. (Repórter): A senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, destacou a necessidade de o governo federal priorizar e aumentar os investimentos em saúde pública. (Zenaide Maia). Diagnóstico precoce chama vida, porque é vida que se está defendendo. A emenda 95 ou PEC do teto, a gente lutou para não entrar saúde e educação nesse teto. Porque a gente sabia quem votou aquilo ali, votou dizendo: Você que já morre hoje por falta de recurso, de morte evitável, continue morrendo por 20 anos. Nós estamos aqui para não aceitar desculpas. Precisamos investir em saúde, saúde pública para todos. (Repórter) Inaugurada no dia cinco de fevereiro, um dia depois do Dia Nacional de Combate ao Câncer, a iluminação laranja vai até o dia 29 de fevereiro. Sob supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00