Senado rejeita denúncia de crime de responsabilidade contra Dias Toffoli — Rádio Senado

Senado rejeita denúncia de crime de responsabilidade contra Dias Toffoli

LOC: O SENADO REJEITOU A DENÚNCIA DE CRIME DE RESPONSABILIDADE CONTRA O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI.  

LOC: A COMUNICAÇÃO FOI FEITA NA ABERTURA DA SESSÃO PLENÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA PELO SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, QUE PRESIDIA OS TRABALHOS. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A denúncia foi apresentada na última quinta-feira, dia nove de abril pelo procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro. Ele ressaltou que fazia a denúncia como cidadão e não em função do cargo que ocupa. Para Carneiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli, cometeu crime de responsabilidade ao participar de julgamentos que envolviam o Banco Mercantil, no qual contraiu empréstimos em 2011. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, comunicou a decisão pelo arquivamento da denúncia em Plenário. 

(Valdir Raupp) “Vai à publicação no Diário do Senado Federal a decisão do presidente do Senado Federal de arquivamento por inépcia da inicial”. 

(Repórter) Quando a petição foi protocolada, o senador Paulo Rocha, do PT do Pará, disse que o procurador Carneiro tem liberdade para denunciar, mas não acreditava que o processo seguisse adiante. 

(Paulo Rocha) “Isso aí é uma visão jurídica, que ele busca em qualquer legislação que possa dar apoio. Mas também aqui, no Senado Federal, que é uma casa democrática, uma Casa que tem a leitura do momento que nós estamos vivendo, não creio que logrará avanços nesse sentido”. 

(Repórter) José Antonio Dias Toffoli é ministro do Supremo Tribunal Federal desde outubro de 2009.
14/04/2015, 06h22 - ATUALIZADO EM 14/04/2015, 06h22
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00