Senado recebe sugestões de projetos da comunidade surda por vídeos gravados em libras — Rádio Senado
Acessibilidade

Senado recebe sugestões de projetos da comunidade surda por vídeos gravados em libras

Os surdos agora podem enviar ao Senado Federal sugestões de projetos de lei por meio de vídeos gravados em Libras. A ideia é dar mais acessibilidade à comunidade surda na formulação de propostas com temas relacionados aos problemas vivenciados no cotidiano. Os detalhes de como fazer as gravações e postagens dos vídeos estão no endereço senado.leg.br/ecidadania/libras.

27/05/2019, 18h29 - ATUALIZADO EM 27/05/2019, 18h46
Duração de áudio: 01:44
Especial Cidadania terá com tema a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Ex-presidente da Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), Marcos de Brito e o diretor de cinema, Johnnatan Albert conversam utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM INICIATIVA PIONEIRA, SENADO PASSA A RECEBER SUGESTÕES PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE LEI TAMBÉM POR MEIO DE VÍDEOS GRAVADOS EM LIBRAS. LOC: A IDEIA É MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SURDOS E O SENADO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A Linguagem Brasileira de Sinais é uma das maneiras que os surdos têm de se comunicar com o mundo. E para melhorar a interação com a comunidade surda, o Senado Federal criou uma nova forma de receber as ideias para criação de projetos de lei relacionados aos problemas de quem não ouve. Agora é possível enviar sugestões por meio de vídeos gravados em libras. Segundo o senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, essa é uma iniciativa pioneira no Brasil. (CHICO) O Senado é o órgão primeiro do Brasil a receber mensagens de portadores de deficiência auditiva expressas em libras, mantendo a diretriz de sempre valorizar a opinião e participação dos cidadãos na atividade legislativa. Um dos responsáveis pela iniciativa, Leandro Alves Souza, do portal e-cidadania, explica como fazer para participar. (LEANDRO) Eles precisam gravar o vídeo com a ideia deles tem que ser de uma minuto e meio, publicar o vídeo na rede social, no facebook, no youtube, no twitter, no instagram e assim por diante, e entra no portal e-cidadania no mesmo lugar que os ouvintes mandam as ideias por escrito e vai simplesmente colar o link do vídeo dele. Depois disso, o vídeo é traduzido por intérpretes de libras e transformado em texto. Então, essa proposta é publicada no portal e-cidadania e pode receber apoio de qualquer pessoa. Se receber apoio de 20 mil internautas, a ideia é encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, onde pode se transformar em projeto de lei. Para saber mais detalhes sobre os vídeos em libras, acesse: senado.leg.br/ecidadania/libras. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00