Senado recebe simpósio sobre representatividade feminina no Parlamento — Rádio Senado

Senado recebe simpósio sobre representatividade feminina no Parlamento

O Senado realizou o 1º Simpósio “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”. A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) defendeu a garantia dos direitos das mulheres. As convidadas pediram a aprovação do Projeto de Lei (PL 2235 /2019) que reserva 30% das vagas do Poder Legislativo para mulheres.

27/06/2019, 12h20 - ATUALIZADO EM 27/06/2019, 12h43
Duração de áudio: 01:31
Simpósio internacional “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”,\rorganizado pelo senador Luiz do Carmo em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.\r\rO simpósio é destinado a debater questões referentes ao PL 2235/2019, que propõe a destinação de 30% das vagas do Poder Legislativo para candidatas do sexo feminino, até que seja garantida a presença mínima de mulheres no Parlamento.\r\rMesa:\rprimeira-secretária da Câmara dos Deputados, \rdeputada Soraya Santos (PL-RJ);\rorganizador do evento, senador Luiz do Carmo (MDB-GO);\rprocuradora especial da Mulher no Senado Federal, senadora Rose de Freitas (Podemos-ES);\rministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia;\rdeputada Federal Tabata Amaral (PDT-SP). \r\rFoto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO RECEBEU O 1º SIMPÓSIO “A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DE UM PARLAMENTO DEMOCRÁTICO”. LOC: MINISTRA SUPREMO ALERTA PARA AS DIFICULDADES QUE AS MULHERES ENFRENTAM NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. Téc: No 1º Simpósio “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”, diversas convidadas discutiram o papel feminino no ambiente político. A senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espirito Santo, destacou que o debate sobre a presença das mulheres nos espaços de poder fortalece a democracia. (Rose de Freitas) Toda vez que estivermos debatendo essa odisseia que é a luta das mulheres pelos direitos das mulheres pela igualdade, nós estamos falando de democracia plena. Porque não tem democracia plena onde um gênero exerce muito mais os seus direitos e seus espaços do que a outro. Então, isso aqui é para gente fazer realmente um levantamento e mostrar que falta estímulo e falta posicionamento. (REP) A segunda mulher a presidir o Supremo Federal Tribunal, a ministra Carmen Lúcia relembrou sua trajetória. E defendeu que o equilíbrio de gênero seja um direito assegurado pela Constituição. (Carmen Lúcia) Já não está posto na Constituição, poderiam me perguntar o princípio da igualdade? Sim! Entretanto as mulheres no Brasil não têm a dignidade de serem respeitadas pela sua própria condição, portanto não são livres para fazer as suas escolhas e realizar as suas possibilidades incluídas aquelas que dizem em respeito a obrigação cívica de uma participação na sociedade na construção do nosso país, do nosso presente e do nosso futuro. (REP). As convidadas do Simpósio defenderam a votação do projeto que reserva 30% das vagas do Legislativo para mulheres. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça. Sob supervisão de Hérica Christian, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00