Senado realiza palestra sobre estimulação do neurodesenvolvimento em crianças com microcefalia — Rádio Senado
Palestra

Senado realiza palestra sobre estimulação do neurodesenvolvimento em crianças com microcefalia

29/06/2017, 19h50 - ATUALIZADO EM 14/09/2017, 12h17
Duração de áudio: 02:03
A neurocientista Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, fala sobre a estimulação do neurodesenvolvimento na primeira infância da criança com microcefalia. 

A Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é promotora do evento, que faz parte do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância. O ciclo é direcionado a profissionais de saúde e de educação. 

Mesa: 
moderador, pediatra e neonatologista, Nelson Diniz de Oliveira; 
presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e neurocientista, Lúcia Willadino Braga 

Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Ana Volpe/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESTIMULAÇÃO DO NEURODESENVOLVIMENTO DE CRIANÇA COM MICROCEFALIA É TEMA DE PALESTRA NO SENADO. LOC: A PRESIDENTE DA REDE SARAH DE HOSPITAIS DE REABILITAÇÃO, A NEUROCIENTISTA LÚCIA WILLADINO, CONTOU QUE OS HOSPITAIS ATENDEM HOJE 1.600 PACIENTES COM O PROBLEMA. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. (Repórter) A Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado promoveu a palestra inaugural de um ciclo de debates sobre o tema. Neste encontro foi debatida a estimulação do neurodesenvolvimento da criança com microcefalia, que contou com a presença da neurocientista Lúcia Willadino, presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Ela destacou o tratamento que a instituição oferece aos pacientes, e que envolve a integração de diversas áreas e especialidades: ( Lúcia Willadin) Ele é fortemente fundamentado na ciência, mas com um olhar humanista muito importante. Respeitando cada pessoa, cada indivíduo nas suas singularidades, nos seus interesses, motivações. Então, nós oferecemos uma abordagem que é multidisciplinar. (Repórter) Apesar de possuir diversas causas, a relação do vírus Zika com a microcefalia só foi descoberta após a epidemia que afetou o Brasil. Lúcia Willadino ressaltou, ainda, o número de crianças atendidas pelo Sarah. Segundo ela, antes do surto no país, os hospitais acompanhavam cerca de 500 pacientes com a doença. Agora, já são mais de 1.600. Organizadora do evento, a presidente da comissão, Lisle Lucena, lembrou da necessidade de debater todos os assuntos que envolvem a primeira infância: (Lisle Lucena) Toda criança até os seis anos, é a fase mais importante porque é a fase que forma a personalidade da criança. Então, nessa fase da vida a criança precisa do afeto, do carinho. (Repórter) A voluntária da comissão e professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, Ruth Rocha, destacou a importância de os profissionais de saúde e educação participarem das discussões: (Ruth Roch) Faz toda diferença para o profissional que trabalha com as crianças porque a comissão trabalha com a formação dos profissionais. (Repórter) A comissão também vai promover em outubro a 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.

Ao vivo
00:0000:00