Senado promove evento sobre a cultura dos povos turcos — Rádio Senado
Cultura

Senado promove evento sobre a cultura dos povos turcos

A Herança Cultural Turca é tema de um evento no Senado, com palestras e exposição fotográfica. A iniciativa foi promovida por uma parceria do Senado com as embaixadas do Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia.  Para o senador Cristovam Buarque (PPS – DF), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, há uma necessidade de intensificar a divulgação no Brasil sobre a diversidade cultural turca.

23/10/2017, 13h05 - ATUALIZADO EM 23/10/2017, 13h58
Duração de áudio: 01:56
Conferência "Cultura, história e tradições turcas e latino-americanas – uma abordagem científica continental e regional", promovida pelas Embaixadas do Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia, juntamente com o Senado Federal. 

Senador Cristovam Buarque (PPS-DF) faz abertura dos painéis previstos na programação da Conferência. 

Participam: 
embaixador da República do Azerbaijão, Elkhan Polukhov; 
embaixador da República do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov; 
embaixador da República da Turquia, Ali Kaya Savut 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A HERANÇA CULTURAL TURCA É TEMA DE UM EVENTO NO SENADO, COM PALESTRAS E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA. LOC: A INICIATIVA FOI PROMOVIDA POR UMA PARCERIA DO SENADO COM AS EMBAIXADAS DO AZERBAIJÃO, CAZAQUISTÃO E TURQUIA. REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). (Repórter) O evento reuniu palestras, conferência e apresentação musical, com o objetivo de disseminar os valores e os costumes dos povos turcos. Durante a abertura da programação, os embaixadores do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, e do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, falaram sobre a importância de preservar a identidade nacional da comunidade túrquica, apesar do amplo grupo étnico que esses povos representam; incentivar uma política de vizinhança mais forte; além de estabelecer um diálogo intercultural. O Embaixador da Turquia, Ali Kaya Savut, destacou que, de acordo com uma pesquisa feita nos arquivos otomanos, o país iniciou relações diplomáticas e comerciais com o Brasil na segunda metade do século 19. Para o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, presidente do grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão, há uma necessidade de intensificar a divulgação no Brasil sobre a diversidade cultural túrquica. (Cristovam Buarque) O fraco grau de educação impede a população em geral de conhecer bem. Nós precisamos divulgar mais o que são esses países, o que é a cultura túrquica e a história belíssima dessa região, onde a gente vai a um museu de história e vê que tem coisas com 5 mil anos de história. (Repórter) A presidente da Fundação Internacional de Cultura e Patrimônio Túrquico, Gunay Afandiyeva, lembrou que a instituição foi criada em 2015 para estudar tradições, apoiar a resolução de questões científicas e prestar assistência aos artesãos e artistas túrquicos. Também faz parte do evento a exposição fotográfica “Um Pedaço da Herança Túrquica no Brasil”, que fica até 3 de novembro no Espaço Galeria do Senado. As imagens mostram paisagens naturais, tradições e cidadãos do Azerbaijão, Turquia e Cazaquistão.

Ao vivo
00:0000:00