Senado promove ações para comemorar o Dia do Cerrado — Rádio Senado

Senado promove ações para comemorar o Dia do Cerrado

LOC: O SENADO PROMOVE DURANTE ESTE MÊS UMA SÉRIE DE AÇÕES VOLTADAS A HOMENAGEAR O DIA NACIONAL DO CERRADO, CELEBRADO ANUALMENTE EM 11 DE SETEMBRO.  

LOC: NESTA TERÇA-FEIRA, NA BIBLIOTECA DA CASA, FOI INAUGURADA A EXPOSIÇÃO “CERRADO VIVO”, E TAMBÉM LANÇADOS DOIS LIVROS SOBRE O TEMA. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) A exposição Cerrado Vivo é composta por fotos do acervo da Embrapa-Cerrado, que foram produzidas pelos próprios funcionários da entidade, e selecionadas por meio de um concurso interno. Simultaneamente à abertura da exposição, foram lançados os livros “Arborização Urbana no Distrito Federal – História e Espécies do Cerrado”, e “Vida – Uma Poesia ao Cerrado”, com textos de Cora Coralina e Reynaldo Jardim. A coordenadora do Programa Senado Verde, Andréa Valente, citou outras iniciativas desenvolvidas sobre o bioma Cerrado. 

(Andrea Valente) Nós vamos distribuir mudas de Caroba, que dá uma flor roxa muito bonita a árvore, para todos os visitantes que fizerem parte do programa Visite o Congresso. Junto vai um folhetinho explicando como plantar a Caroba, entendeu, e também um alerta para as queimadas, essa é uma época de queimada aqui em Brasília muito grande, o Cerrado todo queima, e a gente está fazendo um alerta para evitar ao máximo essas queimadas. 

(Repórter) Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, falou sobre a importância de debater e refletir sobre a situação do Cerrado brasileiro. 

(Rodrigo Rollemberg) Um momento de reflexão e de mobilização em defesa de um dos biomas mais importantes para o país. O Cerrado detém uma das maiores biodiversidades do planeta, e é o bioma mais ameaçado do Brasil. Nós temos uma falha enorme na legislação brasileira, porque até este momento o Cerrado não tem status constitucional de proteção, a exemplo do que acontece com a floresta amazônica, com o pantanal, com a Mata Atlântica, com a Serra do Mar e a zona costeira. 

(Repórter) A exposição Cerrado Vivo pode ser vista gratuitamente até o próximo dia 28, última sexta-feira do mês, na biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado Federal.
11/09/2012, 06h55 - ATUALIZADO EM 11/09/2012, 06h55
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00