Meio Ambiente

Mourão pode ir ao Senado para explicar queimadas na Amazônia

01:44Mourão pode ir ao Senado para explicar queimadas na Amazônia

Transcrição LOC: SENADO PODE OUVIR O VICE-PRESIDENTE HAMILTON MOURÃO SOBRE AUMENTO NO NÚMERO DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. LOC: LEVANTAMENTO DO INPE MOSTRA QUE JUNHO DESTE ANO FOI O PIOR MÊS EM NÚMERO SE INCÊNDIOS FLORESTAIS NA REGIÃO EM 13 ANOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: Em junho, foram registrados 2.248 focos de incêndio na Amazônia, um aumento de quase 20% em relação a 2019. É o maior número de incêndios florestais em 13 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que faz monitoramento por satélite em tempo real em todo o território nacional. Os dados podem indicar uma nova onda de queimadas, durante o período de seca. A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, pediu que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, seja chamado ao Senado para falar sobre que medidas o governo está tomando para conter os incêndios. Isso porque Mourão está à frente do Conselho da Amazônia, que coordena todas as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal, explica a senadora. (Eliziane Gama) Dados divulgados ontem pelo Inpe revelam que a Amazônia teve, agora, no mês de junho, o maior número de queimadas em 13 anos. Os dados que foram divulgados até o momento anunciam que este ano será ainda mais desastroso para a Floresta Amazônica. Então, dessa forma, nós estamos apresentando um requerimento convidando o Vice-Presidente Hamilton Mourão para prestar esclarecimentos exatamente sobre esse tema. E o convite se dá porque, desde fevereiro, tanto o Fundo da Amazônia como o combate ao desmatamento migraram para o Conselho Nacional da Amazônia, que hoje é liderado pelo Vice-Presidente. (Repórter) Eliziane Gama disse ainda que é preciso cobrar ações do governo, pois os resultados ambientais estão desgastando a imagem do Brasil no cenário internacional. (Eliziane Gama) O governo federal acabou sendo muito desleixado com a preservação do meio ambiente, levando, inclusive, países europeus agora a aprovarem moções contra um acordo comercial muito importante para o Brasil, que é o acordo do Mercosul com a União Europeia. (Repórter) O convite ao vice-presidente deverá ser votado pelo plenário do Senado.

O Senado pode ouvir o vice-presidente Hamilton Mourão sobre o aumento no número de queimadas na Amazônia. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que junho deste ano foi o pior mês em número de incêndios florestais na região em 13 anos, com 2.248 focos. Mourão está à frente do Conselho da Amazônia, que coordena todas as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amazônia  Cidadania  Desmatamento  Floresta Amazônica  Maranhão  Meio Ambiente  Mercosul  Plenário do Senado  Presidente da República  Seca  Senadora Eliziane Gama  União  União Europeia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo