Senado pode criar CPI da CBF para investigar irregularidades na entidade — Rádio Senado

Senado pode criar CPI da CBF para investigar irregularidades na entidade

LOC: O SENADO PODERÁ CRIAR A CPI DA CBF PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. 

LOC: A INICIATIVA GANHOU FORÇA APÓS A PRISÃO DE DIRIGENTES DA FIFA POR CORRUPÇÃO. ENTRE ELES ESTÁ O EX-PRESIDENTE DA CBF. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O senador Zezé Perrella, do PDT de Minas Gerais, já está coletando assinaturas para a CPI da CBF destinada a investigar supostas irregularidades na Confederação Brasileira de Futebol. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos prendeu em Zurique, na Suíça, dirigentes da Fifa, entidade máxima do futebol mundial, por corrupção, lavagem de dinheiro, extorsão, fraude eletrônica e conspiração. Entre os detentos, está o ex-presidente da CBF, José Maria Marín. Segundo as investigações, o grupo cobrava propinas milionárias para fechar contratos comerciais e ceder competições para outros países. Zezé Perrella afirmou que as investigações dos Estados Unidos vão municiar a CPI do Congresso Nacional. 

(Zezé Perrella) Temos um fato muito grave. Existem pessoas presas pela polícia americana, que investiga esse episódio há mais de 3 anos. Acho que diante da gravidade da situação, temos a obrigação de fazer essa CPI. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, declarou apoio à CPI da CBF. 

(Renan Calheiros) Esse assunto mobiliza a sociedade e o País cobras respostas. E se o caminho for a CPI, temos que estimular. 

(Repórter) Já o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná, que presidiu a CPI do Futebol em 2000, cobrou a aprovação de uma lei que obrigue a Confederação a prestar contas. 

(Alvaro Dias) Cabe a nós do Congresso Nacional discutirmos uma nova legislação que dê nova configuração jurídica da CBF obrigando-a a prestar contas com fiscalização do Tribunal de Contas da União, com encaminhamento ao Coaf das movimentações financeiras. 

(Repórter) Para ser criada, a CPI do Senado precisa do apoio de 27 parlamentares. Mas não está descartada uma CPI Mista com a participação de deputados.
27/05/2015, 06h11 - ATUALIZADO EM 27/05/2015, 06h11
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00