Senado pode analisar 16 propostas já aprovadas pela Comissão de Desburocratização — Rádio Senado
Votações

Senado pode analisar 16 propostas já aprovadas pela Comissão de Desburocratização

O Plenário do Senado já pode analisar 16 propostas aprovadas pela Comissão Mista da Desburocratização. O relator, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), afirmou que o principal objetivo é facilitar a vida dos cidadãos e das empresas brasileiras. Os projetos tratam da dissolução e liquidação de sociedades, simplificação de procedimentos de cartórios, emissão de patentes, entre outros.

26/02/2018, 14h02 - ATUALIZADO EM 26/02/2018, 18h50
Duração de áudio: 01:46
Comissão Mista de Desburocratização (ATN nº 3, de 2016 ) audiência pública interativa para debater simplificação de normas para abertura e fechamento de empresas; concorrência entre cartórios; e concessão de patentes.    

Mesa:
diretor de Relações Institucionais do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), Daniel Lago Rodrigues;
presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, Paulo Roberto Gaiger Ferreira;
presidente da Comissão Mista de Desburocratização, deputado Julio Lopes (PR-RJ);
relator da Comissão Mista de Desburocratização, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire;
representante da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), Karine Maria Famer Boselli.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: DEZESSEIS PROJETOS QUE TRATAM DA DESBUROCRATIZAÇÃO ESTÃO PRONTOS PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO. LOC: ELES FORAM APROVADOS PELA COMISSÃO MISTA DESTINADA A SIMPLIFICAR OS PROCEDIMENTOS DE ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. TÉC: As dezesseis propostas tratam, entre outros assuntos, de patentes, registros em cartório, emissão de documentos, alvarás e licenciamento. Uma delas altera, por exemplo, a Lei dos Cartórios para acabar com a restrição de horário de funcionamento, permitindo que os serviços notariais e de registro também possam ser oferecidos à noite e nos finais de semana. Outro projeto simplifica os trâmites para o encerramento das atividades das sociedades simples, limitadas e em nome coletivo. O encerramento dessas empresas se dará imediatamente após dois terços dos sócios declararem a inexistência de ativos a partilhar e de passivos a liquidar. O relator, senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, explica que o objetivo é facilitar a vida das pessoas. (ANASTASIA): A vida tanto das empresas, quanto das pessoas físicas, os cidadãos. Basicamente, assuntos relativos à facilidade, ou melhorias evidentemente nos serviços prestados pelos cartórios em favor dos cidadãos. Melhorias também facilidades para abertura e fechamento de empresas, diminuindo a burocracia no mundo empresarial e também na área do INPI para a questão das patentes, principalmente remédios.” (REP) Todas as propostas foram elaboradas pela Comissão Mista de Desburocratização e estão prontas para serem analisadas pelo plenário. O relatório aprovado pela comissão também recomenda a contratação de novos funcionários para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que já acumula 230 mil pedidos de análise de patentes. Também sugere regras mais flexíveis para procedimentos feitos em cartórios, como casamento, separação e partilha de bens. A Comissão funcionou entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Ao vivo
00:0000:00