Desenvolvimento Regional

Senado participa da reunião de implementação do Centro de Desenvolvimento Regional do Pará

01:59Senado participa da reunião de implementação do Centro de Desenvolvimento Regional do Pará

Transcrição LOC: O SENADOR ZEQUINHA MARINHO ESTEVE EM BELÉM PARA A PRIMEIRA OFICINA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DO PARÁ. LOC: CONHECIDO COMO CDR, O PROJETO PROMOVE A DISCUSSÃO E A IMPLANTAÇÃO DE AGENDAS DE DESENVOLVIMENTO PARA ESTIMULAR A ECONOMIA LOCAL. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE: TÉC: O Centro de Desenvolvimento Regional, ou CDR, é um projeto que promove a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam fomentar a geração de emprego e renda e estimular a economia local. Na última terça-feira, foi inaugurado o CDR do Pará, em um evento que marcou a implementação do projeto na região e a consolidação da bioeconomia no estado. O Coordenador do CDR Pará, professor José Lourenço, destacou que o projeto é pioneiro na região amazônica e ressaltou a importância do centro para o fomento da bioeconomia local. (José Lourenço) Trata-se do primeiro Centro em toda Amazônia. Nesse primeiro momento nós selecionamos como projeto piloto a chamada mesorregião metropolitana de Belém, que pega nove municípios, indo de Belém até Castanhal, e definimos como foco a bioeconomia, para dar maior relevância a região amazônica. (REP) O senador Zequinha Marinho, do PSC paraense, esteve presente no evento e celebrou a inauguração do CDR em seu estado. Zequinha também elogiou a atuação da Organização Social BioTec-Amazônia, associação responsável pela implantação do Centro no Pará. (Zequinha Marinho 18”) Esse projeto vai articular ciência, tecnologia e pesquisa com a economia. E a BioTec vai nos dirigir por esse caminho, vai pegar na nossa mão e vai nos ajudar a fazer do Pará aquilo que ele merece, que é um lugar rico, com gente também rica e com qualidade de vida, acima de tudo. (REP) No final do ano passado, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo realizou uma série de audiências públicas para avaliar e aprimorar a implementação dos Centros de Desenvolvimento Regional nos estados e municípios brasileiros. Até o momento, outros cinco projetos piloto estão em execução: em Campina Grande, na Paraíba; em Bagé, no Rio Grande do Sul; em Brasília, no Distrito Federal; em Itapeva, em São Paulo e no Triângulo Mineiro. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

O senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, participou da 1ª Oficina de implementação do Centro de Desenvolvimento Regional/Pará, na Região Metropolitana de Belém, que aconteceu na última terça-feira (7). O CDR Pará é o primeiro projeto-piloto na Região Amazônica e tem o objetivo de consolidar uma estrutura voltada para a bioeconomia local, além de promover a discussão e implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular e fomentar a geração de emprego e renda, um dos pilares do desenvolvimento regional. A reportagem é de Lara Kinue.

TÓPICOS:
Amazônia  Brasília  CDR  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Distrito Federal  Economia  Emprego  Estados  Municípios  Pará  Paraíba  PSC  Qualidade de Vida  Regional  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senador Zequinha Marinho  Tecnologia  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo