Sessão especial

Senado parabeniza os 40 anos da Associação Nacional de Jornais

02:15Senado parabeniza os 40 anos da Associação Nacional de Jornais

Transcrição LOC: SENADO REALIZA SESSÃO SOLENE PARA PARABENIZAR OS 40 ANOS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. LOC: REPRESENTANTES DO SETOR E SENADORES DEFENDERAM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A NECESSIDADE DE UM COMBATE ÀS FAKE NEWS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A pedido do senador Lasier Martins, do PODEMOS do Rio Grande do Sul, o Senado homenageou os 40 anos da Associação Nacional de Jornais. A solenidade foi marcada por pedidos de valorização do jornalismo profissional e da importância da comunicação e informação verídica para todos. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, disse que sem liberdade de impressa não há democracia. (Randolfe Rodrigues) É necessário reafirmar os valores de um Estado Democrático de Direito. Em uma obra conhecida, e atual, ‘Como as democracias morrem’, é dito que os primeiros sinais da morte de uma democracia é quando o direito de ir e vir é cerceado, a liberdade de expressão é coibida, as minorias são oprimidas e a imprensa é calada. (Repórter) Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória 892 que acaba com a publicação de balanços de empresas em jornais. O presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, avalia que esse projeto é retaliação às críticas da imprensa ao governo. (Marcelo Rech) A MP não é só uma retribuição jornais por sua cobertura crítica, como ironizou o presidente da República, é também uma afronta este Congresso e aprovou em abril passado uma nova e moderna legislação para transição digital na divulgação de balanços. (Repórter) O senador Fabiano Contarato da Rede Sustentabilidade do Espirito Santo, destacou o papel dos jornais na divulgação de denúncias e citou uma reportagem do Jornal Nacional da TV Globo sobre a atuação da polícia em São Paulo, que resultou na Lei de Combate à Tortura. (Fabiano Contarato) E foi através da ação da Imprensa, que em 31 de março de 97, no dia 7 de abril, uma semana sai a nossa lei de combate à tortura, que é a lei 9455 de 97. Isso foi um marco civilizatório. Isso foi um marco de cidadania. Isso foi um serviço que os meios de comunicação trouxeram para a população brasileira. (Repórter) A Associação de Jornais foi fundada em 1979 e conta com quase 100 associados, que representam 90% do público leitor de jornais no Brasil.

O Senado homenageou os 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Senadores e integrantes da ANJ defenderam a liberdade de expressão e a necessidade de um combate as Fake News. E também criticaram a medida provisória que acaba com a publicação de balanços em jornais.

TÓPICOS:
Amapá  Bolsonaro  Cidadania  Comunicação  Democracia  Empresas  Imprensa  IR  Jornalismo  Liberdade de Expressão  Medida Provisória  Meios de Comunicação  Podemos  Presidente da República  Rede  Rede Sustentabilidade  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senador Fabiano Contarato  Senador Lasier Martins  Senador Randolfe Rodrigues  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo