Cidadania

Senado oferece cursos online gratuitos para todos os cidadãos

02:01Senado oferece cursos online gratuitos para todos os cidadãos

Transcrição LOC: SENADO OFERECE CURSOS ONLINE GRATUITOS PARA TODOS OS CIDADÃOS. LOC: DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO ADMINISTRATIVO, ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E LEI MARIA DA PENHA SÃO ALGUNS DOS TEMAS ABORDADOS NA PLATAFORMA. REPÓRTER THIAGO MELO. TÉC: São pelo menos 29 cursos online oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o ILB, e que não precisam de auxílio de professor. Os cursos são gratuitos e abertos a todos os cidadãos que podem aprender, por exemplo, Direito Constitucional e Orçamento Público. Também está disponível um curso sobre o Novo Acordo Ortográfico. A carga horária dos cursos varia entre 10 e 60 horas aula. Ao final, os alunos respondem a uma prova e, se aprovados, recebem um certificado digital. A auxiliar de biblioteca no Rio de janeiro, Rachel Alves, já concluiu um curso da plataforma e acaba de iniciar o segundo. Para ela, os cursos oferecidos contribuem para disseminar o conhecimento. (Rachel) Eu acho que ele é essencial por promover a cidadania, ninguém pode ser cidadão, ninguém pode exercer seu direito se não tem noção daquilo que pode e não pode ser feito e daquilo que lhe é de direito. (REP) Já para o advogado e assessor jurídico em Brasília, Pedro Gonçalves, que já fez os cursos de Direito Eleitoral e Doutrinas Políticas, a plataforma permite troca de experiências e significa interação com a população. (Pedro) Foram cursos fantásticos, porque nos oferecia um material de muita qualidade, nós contávamos também com orientação dos tutores e a própria plataforma digital fomentava o debate. (REP) O Analista Legislativo no ILB, Jorge Porcaro, destaca a diversidade dos cursos oferecidos. (Jorge) Vale a pena conhecer os cursos do ILB, todos disponíveis gratuitos no Senado. Um certamente atende você. (REP) Segundo o ILB, até maio de 2016, cerca de 150 mil pessoas estavam matriculadas. As inscrições para os cursos podem ser feitas na plataforma online no site www.saberes.senado.leg.br. Da Rádio Senado, Thiago Melo.


Direito do Consumidor, Direito Administrativo, Ética e Administração Pública e Lei Maria da Penha são alguns dos temas abordados na plataforma. A carga horária dos cursos varia entre 10 e 60 horas aula. Ao final, os alunos respondem a uma prova e, se aprovados, recebem um certificado digital.

TÓPICOS:
Lei Maria da Penha  ILB  Brasília  Cidadania  Consumidor  Rio de Janeiro  Instituto Legislativo Brasileiro  Orçamento  Cursos a distância  Acordo Ortográfico  Administração Pública  Rádio Senado  Direito Constitucional 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11