Senado lança vídeo em Libras sobre Lei Brasileira de Inclusão — Rádio Senado
Acessibilidade

Senado lança vídeo em Libras sobre Lei Brasileira de Inclusão

Conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão, agora também estará disponível com tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, num vídeo produzido pelo Senado Federal. A ideia é que as pessoas com limitações sensoriais também tenham acesso ao que diz à lei, seus direitos e garantias. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

21/03/2019, 17h54 - ATUALIZADO EM 21/03/2019, 17h54
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove, no auditório Petrônio Portela, seminário "Ninguém Fica Pra Trás" em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

De iniciativa do presidente da comissão, senador Romário (Pode-RJ), o evento já se repete há oito anos no Senado. O Dia Internacional da Síndrome de Down está incluído no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado pelos 193 países-membros. A Síndrome de Down é uma alteração genética na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais no cromossomo 21, chamado trissomia.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO LANÇOU NESTA QUINTA-FEIRA UM VÍDEO QUE EXPLICA, EM LIBRAS, A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO. LOC: O LANÇAMENTO OFICIAL FOI FEITO DURANTE O SEMINÁRIO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, OCORRIDO NO SENADO. MAIS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. Téc: Conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão, agora também estará disponível com tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, em um vídeo produzido pelo Senado Federal. A ideia é que as pessoas com limitações sensoriais também tenham acesso ao que diz a lei, seus direitos e garantias. Em vigor desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão é uma adaptação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e trata da acessibilidade e da inclusão no que se refere a direitos fundamentais das pessoas com deficiência, como educação, transporte e saúde; acesso à informação, comunicação e à justiça. E é visando atingir um desses direitos, à comunicação, que o Senado trabalhou nesse material, segundo a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Ângela Brandão. (ÂNGELA) A gente consegue assim dá um passo ainda que pequeno caminho da realização do nosso sonho que ia fazer uma comunicação do Senado 100% inclusiva e até lá ter projetos como esse nos lembrando todo tempo da necessidade de oferecer as pessoas que falam em libras no Brasil o acesso às leis do nosso país. (REP) Segundo a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka o exercício da cidadania é precedido de informações sobre seus direitos. E o vídeo é uma forma de incluir esses grupos da sociedade. (ILANA) Na verdade, eu acho que é fundamental a gente dotar todo e qualquer cidadão de instrumento para que ele possa exercitar essa cidadania. E esse é um instrumento de exercício da Cidadania, porque somos todos diferentes e isso é uma verdade universal. Somos todos diferentes e esse é um grupo de pessoas que têm uma similaridade. Ela usa a língua brasileira de sinais com grande facilidade. Então estamos dando esse grupo de pessoas que têm essa similaridade a possibilidade de exercer melhor sua cidadania. (REP) O vídeo conta com a participação de 4 intérpretes de Libras e tem duração de 2 horas e 36 minutos, mas pode também ser assistido e ouvido por partes, no canal da TV Senado, no Youtube. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00