Senado instala subcomissão para acompanhar debates do Fórum Mundial da Água — Rádio Senado
Meio Ambiente

Senado instala subcomissão para acompanhar debates do Fórum Mundial da Água

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) instalou, nesta quinta-feira (22), a Subcomissão Temporária do Fórum Mundial da Água. Responsável pelo acompanhamento dos preparativos e debates do 8º Fórum Mundial da Água, o colegiado terá 9 membros titulares e 9 suplentes. O senador Jorge Viana (PT-AC) será o presidente da subcomissão e Cristovam Buarque (PPS-DF), o vice-presidente. A relevância do tema fez com que o presidente do Senado, Eunício Oliveira, levasse a sessão para o Plenário do Senado. O ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participaram da sessão.

22/02/2018, 17h44 - ATUALIZADO EM 22/02/2018, 17h51
Duração de áudio: 02:35
Plenário do Senado durante sessão de debates temáticos com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), sobre o 8º Fórum Mundial das Águas.

Mesa:
senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE);
ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes;
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL);
presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE);
governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: QUATORZE SENADORES FORAM NOMEADOS MEMBROS DA SUBCOMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO OITAVO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA. LOC: MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES E GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL PARTICIPARAM DA SESSÃO DE INSTALAÇÃO, NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: O colegiado vai acompanhar os preparativos do Oitavo Fórum Mundial da Água, único evento mundial da atualidade que discute o tema. Também ficará com a responsabilidade de organizar a plenária parlamentar marcada para 20 de março, na qual será discutido o papel dos Congressos e o direito à água. Segundo o senador Jorge Viana, do PT do Acre, escolhido presidente da subcomissão, mais de 160 países devem ser representados. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, destacou a necessidade urgente de se debater a garantia de forma universal da água, o uso responsável e a renovação. (EUNICIO) A garantia de que futuras gerações possam continuar usufruindo da água de forma a suprir todas as suas necessidades em segundo lugar o uso responsável da água com inteligência sem desperdício com a devida proteção as fontes as nascentes e finalmente seu caráter especialmente democrático com a garantia de que todos efetivamente tenham acesso a água seja nas cidades seja do campo. (Paula) Presidente da Comissão de Relações Exteriores, colegiado que originou a subcomissão, o senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, disse que o Fórum abre possibilidade de modificar o atraso mundial na área. (COLLOR) Adiamentos e atrasos são uma constante quando tratamos da questão ambiental agora teremos a oportunidade de romper com esse padrão no 8º Fórum Mundial da Água sem dúvida uma cúpula de nações entidades e estudiosos do porte que o tema da água merece. (PAULA) Também presente à sessão, o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, citou a importância da colaboração do Parlamento na resolução de questões relacionadas à água. (ALOYSIO) Desde a soberania do país no suprimento de água desde a colaboração entre os países para que as águas que muitas vezes configuram fronteiras essas águas sejam também fator de congraçamento de utilização comum tudo isso envolve decisões políticas e não são apenas de âmbito administrativo mas que são balizadas pela elaboração de leis. (Paula) Já o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, lembrou que o Senado teve papel indispensável na escolha do Brasil para sediar a oitava edição do Fórum. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, será o vice-presidente da comissão temporária. Da Radio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00