Senado homenageia vítimas de acidentes de trabalho com iluminação verde — Rádio Senado
Homenagem

Senado homenageia vítimas de acidentes de trabalho com iluminação verde

Cúpula e prédio do Senado são iluminados na cor verde até primeiro de maio em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho a pedido do senador Paulo Paim (PT-RS). Em 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho para lembrar a morte de 78 funcionários de uma mina na Virgínia, nos Estados Unidos, durante uma explosão que aconteceu em 1969. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

28/04/2020, 18h32 - ATUALIZADO EM 28/04/2020, 20h40
Duração de áudio: 01:49
Congresso Nacional ganha iluminação verde para alertar sobre acidentes de trabalho no país. 

O Congresso Nacional está iluminado com a cor verde. Trata-se do Abril Verde, uma campanha de apoio ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho. Celebrada em 28 de abril, a data foi instituída, em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A iniciativa de solicitar a iluminação especial do prédio do Congresso é do senador Paulo Paim (PT-RS). Para o parlamentar, o Abril Verde conscientiza a população e une forças na busca de ambientes de trabalho mais seguros. 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO ILUMINA CÚPULA DE VERDE EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO. LOC: ANUALMENTE SÃO 700 MIL ACIDENTES RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES LABORAIS SOMENTE NO BRASIL. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Cortes, queimaduras, fraturas, quedas, atropelamentos. A cada 49 segundos uma pessoa sofre um acidente de trabalho no Brasil. E a cada 3 horas e 40 minutos, acontece uma morte relacionada a esse tipo de incidente. Por ano, são 700 mil casos, segundo os registros da Previdência Social. Os dados revelam também que, entre 2012 e 2018, quase dois milhões de brasileiros foram afastados e mais de 17 mil morreram devido a ocorrências no serviço ou doenças ocupacionais. Esses números levam o país a alcançar a quarta posição no ranking mundial do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. Em memória dessas vítimas, a cúpula e o prédio do Senado ficam iluminados na cor verde até o dia primeiro de maio. O pedido foi feito pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que pretende alertar a sociedade sobre o problema. (PAIM) O Brasil está entre os países do mundo que mais tem acidentes no trabalho e, infelizmente, há um movimento aqui para flexibilizar ainda mais o controle. Isso é inadmissível, nós todos estamos nos mobilizando para que haja uma grande campanha para diminuir os acidentes de trabalho. Rep: A Organização Internacional do Trabalho estabeleceu 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, para lembrar a morte de 78 funcionários de uma mina na Virgínia, nos Estados Unidos, durante uma explosão que aconteceu em 1969. A data é celebrada desde 2003. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00