Senado homenageia vencedores da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo — Rádio Senado
Cultura

Senado homenageia vencedores da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo

A Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo foi entregue pela primeira vez nesta segunda-feira. A premiação criada pelo Senado é anual e a indicação dos ganhadores é feita por um conselho de senadores. A iniciativa foi proposta pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Ela explicou que o prêmio homenageia personalidades, instituições ou grupos de relevante papel para a cultura brasileira. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado

10/12/2018, 12h09 - ATUALIZADO EM 10/12/2018, 12h09
Duração de áudio: 02:04
Plenário do Senado Federal durante sessão especial para entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

Serão homenageados o cordelista Antônio Francisco Teixeira de Melo, Nelson da Rabeca, ex-cortador de cana alagoano que decidiu fazer o seu próprio violino e mais de 6 mil instrumentos no fundo de sua casa, o roteirista Nilson Rodrigues da Fonseca, o ator Pedro Baião, e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), fundada em 1946, que congrega editores, distribuidores, livreiros e vendedores porta a porta.

Requerente da sessão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), posa para foto com convidados.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO ENTREGOU COMENDA LUÍS CÂMARA CASCUDO A DESTAQUES DA CULTURA NACIONAL. LOC: A SESSÃO ESPECIAL LANÇOU A PRIMEIRA EDIÇÃO PARA HOMENAGEAR PERSONALIDADES E INSITUIUÇÕES DO SETOR. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo foi entregue pela primeira vez nesta segunda-feira. A premiação criada pelo Senado é anual e a indicação dos ganhadores é feita por um conselho de senadores. A comenda homenageia o historiador, antropólogo, advogado e jornalista Luís da Câmara Cascudo. Ele viveu em Natal, no Rio Grande do Norte, onde se dedicava ao estudo da cultura nacional. Entre outras obras, ele publicou em 1952 o Dicionário do Folclore Brasileiro. A iniciativa foi proposta pela senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte. No início da cerimônia Fátima Bezerra explicou o objetivo da comenda cultural. (Fátima Bezerra) Destinada a agraciar personalidades, instituições ou grupos que desempenharam ou desempenham papel relevante no fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil. (Repórter) Um dos agraciados na primeira edição da comenda foi o cordelista Antônio Francisco de Melo, que agradeceu o prêmio declamando versos. (Antônio Francisco) Este cordel que eu estou escrevendo vai ter os encantos do toque do sino, a ponta do dedo da mão do destino, um velho debaixo de um sobretudo e o nome Luís da Câmara Cascudo polindo a cultura do chão nordestino. (Repórter) Também foram homenageados o músico Nelson da Rebeca, o roteirista Nilson Rodrigues da Fonseca, o ator Pedro Baião, a a Câmara Brasileira do Livro, o folclorista Deífilo Gurgel, o radialista João Carlos D’ Ávila Paixão Côrtes e o capoeirista Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê.

Ao vivo
00:0000:00