Dia Nacional das Relações Públicas

Senado homenageia os 60 anos da Secretaria de Relações Públicas da Casa

02:41Senado homenageia os 60 anos da Secretaria de Relações Públicas da Casa

Transcrição LOC: UM SESSÃO ESPECIAL CELEBROU OS SESSENTA ANOS DA SECRETARIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO SENADO E O DIA NACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS. LOC: A SESSÃO FOI REQUERIDA PELO SENADOR IZALCI LUCAS, DO PSDB DO DISTRITO FEDERAL, QUE RESSALTOU O PAPEL DA SECRETARIA NA DIVULGAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA IMAGEM DO LEGISLATIVO PERANTE A SOCIEDADE. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: Responsável por propor políticas de comunicação e de divulgação institucional que contribuam para a consolidação da imagem do Senado, a Secretária de Relações Públicas, Publicidade e Marketing completa 60 anos. A profissão foi regulamentada em 1967 e no dia 14 de junho de 1984 foi criado o Dia Nacional das Relações Públicas, que é celebrado no dia 2 de dezembro, em homenagem a Eduardo Pinheiro Lobo, o patrono da profissão no Brasil. Para comemorar a data e os 60 anos da secretaria, o Senado realizou uma Sessão Especial. A Representante do Conselho de Profissionais de Relações Públicas, Ana Cavalcante, falou da importância da valorização da profissão e da presença dos cursos de Relações Públicas nas faculdades e universidades do país. (Ana Cavalcante) A gente precisa de mais cursos de relações públicas. Imagina cada estado, dois cursos de relações públicas do Norte ao Sul, o quanto que vai se multiplicando. Então a gente precisa dessa valorização, de um diálogo com cada instituição de ensino e mostrar a importância de manter o curso de relações públicas. (REP) Para a Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin, a visão dos profissionais de Relações Públicas tem forte influência na qualidade da informação transmitida pelos veículos de comunicação da Casa. (Érica Ceolin) Se temos os veículos de comunicação do Senado: TV, Rádio, Agência e mídias sociais, que buscam levar o que acontece no Congresso Nacional de forma ágil e transparente ao maior número de brasileiros possível, foi graças a visão do profissional de RP sempre com foco voltado para aproximar a organização institucionalizada ao seu público. (REP) O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, reafirmou a importância da profissão e ressaltou algumas atividades realizadas pela secretaria do Senado, como o Programa “Viste o Congresso” e o “Jovem Senador”. (Nelsinho Trad) A Secretaria de Relações Públicas ainda é responsável pela condução de programas de visitação do Congresso Nacional, que recebe por ano 150 mil visitantes. Cabe também mencionar o Programa Jovem Senador, que desde 2011 já mobilizou 1 milhão e 600 mil alunos, com mais de 800 mil afazeres de redações e a participação de mais de 50 mil Professores de Escola Pública de todo o país. (REP) O primeiro curso de Relações Públicas foi ministrado na Universidade de São Paulo, a USP, e, de acordo com dados do portal Guia da Carreira, atualmente mais de 80 universidades, públicas e particulares, oferecem o curso de graduação. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Sessão Especial do Senado celebrou os 60 anos da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado Federal e o Dia Nacional das Relações Públicas, comemorado no dia 2 de dezembro em homenagem ao patrono da profissão no Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Comunicação  Congresso Nacional  Distrito Federal  Homenagem  Institucional  Jovem Senador  Mídias sociais  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Professores  PSD  PSDB  São Paulo  Senado Federal  Senador Izalci Lucas  Senador Nelsinho Trad 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo