Sessão especial

Senado homenageia os 18 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde

Sessão especial do Senado homenageou os 18 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). A instituição, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, recebeu mais de R$ 7 milhões para implantar um laboratório de simulação realística em saúde, conforme emenda apresentada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos requerentes da homenagem. A ESCS foi criada pelo médico e ex-deputado federal Jofran Frejat, quando secretário de Saúde do Distrito Federal, homenageado na sessão especial. Reportagem, Iara Farias Borges.

02/09/2019, 14h01 - ATUALIZADO EM 02/09/2019, 14h01
Duração de áudio: 02:34
Plenário do Senado durante sessão Especial destinada a comemorar os 18 anos de criação da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Convidados à bancada.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO ESPECIAL DO SENADO HOMENAGEOU OS 18 ANOS DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. LOC: A INSTITUIÇÃO, QUE FORMA MÉDICOS E ENFERMEIROS DESDE 2001, COMEMORA TAMBÉM A LIBERAÇÃO DE MAIS DE SETE MILHÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) A ESCS, Escola Superior de Ciências da Saúde, é uma instituição de ensino superior pública vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Além dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, a instituição oferece pós-graduação, mestrado e extensão universitária na área da saúde. Por emenda impositiva apresentada pelo senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, um dos requerentes da homenagem, a ESCS recebeu mais de sete milhões de reais para a implantação do laboratório de simulação realística em saúde. O senador Izalci comemorou a liberação dos recursos. (Izalci Lucas) “A Escola Superior de Ciências da Saúde atinge a maioridade demonstrando de forma cabal, com números e resultados, a sua viabilidade, a sua qualidade e a sua importância para Brasília e para o Brasil”. (Repórter) A escola foi criada para formar profissionais de saúde com perfil voltado às necessidades da população, explicou a Coordenadora do curso graduação em Medicina, Marcia Cardoso Rodrigues. (Marcia Cardoso Rodrigues) “Essa escola tem papel de fundamental importância para a sociedade, colaborando com a formação de profissionais preparados para as reais necessidades dos usuários do SUS”. (Repórter) A missão da ESCS, disse Rinaldo Neves, professor do curso de Enfermagem, é formar profissionais qualificados. (Rinaldo Neves) “Nossa missão é e sempre será formar enfermeiros com excelência para a produção do cuidado, educação, pesquisa e gestão em saúde, tudo isso em consonância com as políticas públicas. E também temos como missão ser referência da formação superior em Enfermagem no Brasil”. (Repórter) O ex-deputado federal Jofran Frejat, criador da ESCS quando secretário de Saúde do Distrito Federal, parabenizou gestores, professores e alunos da instituição, que se tornou referência em saúde. (Jofran Frejat) “Deu a demonstração clara de que nós estávamos no caminho certo. Eu dei só o passo inicial, o restante dependeu de vocês, você é que fizeram, eu, simplesmente, tive a coragem e começar”. (Repórter) Além do senador Izalci, também pediram a homenagem os senadores petistas Jaques Wagner, da Bahia, e Paulo Rocha, do Pará; Irajá, do PSD de Tocantins; Zequinha Marinho, do PSC do Pará; e a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul. - REQ 24/2019 - CDR

Ao vivo
00:0000:00