Sessão especial

Senado homenageia centenário de almirante que se dedicou aos estudos do mar

02:02Senado homenageia centenário de almirante que se dedicou aos estudos do mar

Transcrição LOC: O SENADO PROMOVEU UMA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO ALMIRANTE PAULO DE CASTRO MOREIRA DA SILVA. LOC: PAULO MOREIRA FOI UM DOS IDEALIZADORES DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS DO MAR, INSTITUIÇÃO QUE HOJE LEVA O SEU NOME. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Paulo de Castro Moreira da Silva) E como eu disse e tenho sempre repetido, a exploração do mar exige sempre comprometimento. (Repórter) Essas são palavras do almirante Paulo de Castro Moreira da Silva em entrevista ao Museu da Imagem e do Som. Paulo nasceu em 18 de outubro de 1919. Foi um dos idealizadores do Projeto Cabo Frio, proposta que visava estudar fenômenos marítimos da costa do Rio de Janeiro. O projeto deu origem ao Instituto Nacional de Estudos do Mar, que atualmente se chama Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, afirmou que Paulo Moreira queria criar uma verdadeira Universidade do Mar: (Ilques Barbosa Júnior) E ser uma Universidade do Mar, onde jovens de diversas profissões adquiririam conhecimentos oceanográficos, conscientizar a juventude sobre a importância do oceano para a vida e para o futuro. (Repórter) O senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, destacou que a vida de Paulo Moreira foi pautada pela ciência: (Chico Rodrigues) O Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva constitui um daqueles raros exemplos de homens públicos que galgaram os altos Cargos da República em razão de sua formação científica especializada. As luzes da ciência capacitaram-no a ver com mais clareza e objetividade os desafios do homem público para encontrar saídas que só as mentes privilegiadas concebem. (Repórter) O senador Elmano Férrer, do Podemos do Piauí, lembrou que o almirante Paulo Moreira abriu portas para o estudo da ciência no mar brasileiro, área com alta demanda nos dias atuais: (Elmano Férrer) Que a sociedade entenda a importância da Preservação do Mar, tão judiado, tão maltratado recentemente com o crime cometido no litoral nordestino onde toneladas de óleo contaminam nossos corais, nossas praias, a flora e a fauna marítima, causando momentos de inquietude para todos aqueles que habitam no litoral dos nove estados do Nordeste. (Repórter) Paulo Moreira morreu em 1º de maio de 1983.

O Senado promoveu sessão especial em homenagem ao centenário do almirante Paulo de Castro Moreira Silva. Ele foi um dos idealizadores do Instituto Nacional de Estudos do Mar, que hoje leva o seu nome. Para o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o almirante dedicou a vida à ciência e trouxe inúmeros benefícios ao país ao estudar o setor marítimo. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Estados  Homenagem  Piauí  Podemos  Profissões  Rio de Janeiro  Roraima  Senador Chico Rodrigues  Senador Elmano Férrer  DEM 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo