Senado homenageia ativistas dos direitos dos deficientes no Brasil — Rádio Senado
Comenda Dorina Nowill

Senado homenageia ativistas dos direitos dos deficientes no Brasil

O Senado entregou a comenda Dorina Nowill em homenagem aos ativistas dos direitos dos deficientes no Brasil. A presidente do conselho da premiação, senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) parabenizou os vencedores e lembrou a importância do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) na luta contra o preconceito e por igualdade. Reportagem de Maurício de Santi da Rádio Senado.

03/12/2019, 17h52 - ATUALIZADO EM 03/12/2019, 17h52
Duração de áudio: 01:58
Plenário do Senado Federal durante sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill. 

A homenagem é feita, anualmente, a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil. 

Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) entrega Comenda ao Instituto dos Cegos de Campina Grande (PB).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO HOMENAGEIA ATIVISTAS DOS DIREITOS DOS DEFICIENTES COM COMENDA DORINA NOWILL LOC: AO TODO, 10 INDICADOS, ENTRE PESSOAS E INSTITUIÇÕES, RECEBERAM A CONDECORAÇÃO NESTA EDIÇÃO. REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI. Téc: A Comenda Dorina Nowill é entregue a personalidades que tenham contribuído pela defesa das pessoas com deficiência no Brasil. Neste ano, 10 indicados receberam a comenda. A presidente do conselho do prêmio, senadora Daniella Ribeiro, do PP da Paraíba, parabenizou os vencedores por darem continuidade à luta iniciada por Dorina Nowill pelos direitos dos deficientes no Brasil no mundo. (Daniella Ribeiro). Com a comenda que leva o seu nome, o Senado Federal não apenas presta homenagem a esse trabalho exemplar, mas ainda faz um justo reconhecimento dos esforços de outras tantas pessoas e instituições que hoje continuam trilhando o caminho aberto pela dedicação pioneira de Dorina e inspirados por seu exemplo dão continuidade e ampliam sua luta pela inclusão e pelo bem-estar das pessoas com deficiência. (LOC) A sessão também lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemorado no dia 03 de dezembro. Uma das ganhadoras, a professora e pesquisadora Isabel Maior, emocionou os participantes da homenagem ao destacar a importância da construção do amor próprio e o papel do estado na luta contra a discriminação. (Isabel Maior). O dia 3 de dezembro para todos nós no Brasil, 45 milhões de pessoas com alguma dificuldade funcional, e um bilhão de pessoas no mundo porque esse é um dia internacional, nos sentimos extremamente honrados de sermos pessoas com deficiência. Porque temos que valorizar aquilo que somos, não podemos de jeito nenhum permitir que pessoas com deficiências sejam diminuídas em seus direitos ou nas suas oportunidades. (LOC) O senador Arolde de Oliveira, do PSD do Rio de Janeiro, pediu para que mais pessoas se unam na causa. (Arolde de Oliveira). Ainda não é suficiente porque o número de pessoas com deficiências no Brasil e no mundo é muito elevado, então nós precisamos estar permanentemente conscientes! (LOC). A lista completa dos ganhadores da comenda Dorina Nowill está disponível no site www.senado.leg.br. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00