Senado homenageia 54 anos da Rede Globo de Televisão — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia 54 anos da Rede Globo de Televisão

Os 54 anos da maior rede televisiva do Brasil foram homenageados no plenário do Senado. O pedido da sessão especial foi assinado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e por outros senadores. Um dos aspectos destacados por Randolfe foi a escala global que ganhou a programação da TV Globo ao chegar a dezenas de países no mundo. A reportagem é de Floriano Filho.

26/04/2019, 13h12 - ATUALIZADO EM 26/04/2019, 13h12
Duração de áudio: 02:53
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o 54º aniversário da Rede Globo de Televisão.

Mesa:
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli;
vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, José Roberto Marinho;
presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
requerente da sessão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo e presidente da Assossiação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS 54 ANOS DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO FORAM HOMENAGEADOS NO PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL. LOC: OS PARTICIPANTES RELEMBRARAM A IMPORTÂNCIA DA REDE PARA A CULTURA BRASILEIRA E PARA O EQUILÍBRIO DA DEMOCRACIA NO PAÍS. A REPORTAGEM É DE FLORIANO FILHO. (Repórter) A TV Globo foi inaugurada em 26 de abril de 1965, no Rio de Janeiro, cidade-sede da emissora até hoje. Logo nos primeiros anos de criação, a nova competidora da então poderosa TV Tupi enfrentou desafios políticos. O acordo técnico-financeiro com o grupo norte-americano Time-Life, que ajudou na criação da TV Globo, chegou a ser investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso. Vencida essa etapa, a emissora se transformou em uma rede de emissoras próprias e afiliadas e se tornou uma das maiores do mundo. Ela cobre quase 5.500 municípios brasileiros e virou a maior produtora de conteúdo televisivo no país, incluindo teledramaturgia, telejornalismo e cobertura esportiva. Os 54 anos da maior rede televisiva do Brasil foram homenageados no plenário do Senado. O pedido da sessão especial foi assinado por Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá e por outros senadores. Um dos aspectos destacados por Randolfe foi a escala global que ganhou a programação da TV Globo ao chegar a dezenas de países no mundo. (Randolfe): A Rede Globo se tornou um produto de exportação da cultura brasileira, um produto de exportação da cultura brasileira que amplia a autoestima para todos nós, brasileiros. (Repórter) O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, relembrou a importância do jornalista Roberto Marinho para o sucesso alcançado pela emissora. (Davi Alcolumbre) Trata-se de um brasileiro que dispensa maiores apresentações. Um realizador e um exemplo de pioneirismo para todos nós. Sua biografia certamente se encontra na categoria dos mais importantes personagens de toda a nossa história. (Rep): O filho de Roberto Marinho e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, o também jornalista José Roberto Marinho, agradeceu a homenagem e reafirmou o compromisso da emissora com a estabilidade da democracia brasileira. (José Roberto) O que a Globo defende, de forma enfática, e sempre defenderá, é a democracia, a liberdade de expressão, a República, o império da lei e do voto, do qual os senhores e as senhoras são expressão genuína. E isso é inabalável. (Repórter) A Rede Globo de Televisão alcançou a marca de 122 emissoras próprias e afiliadas. No exterior, é transmitida pela TV Globo Internacional.

Ao vivo
00:0000:00