Sessão especial

Senado presta homenagem à Universidade Federal do Amazonas

02:05Senado presta homenagem à Universidade Federal do Amazonas

Transcrição LOC: O SENADO HOMENAGEOU NESTA TERÇA-FEIRA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. LOC: COM 1110 ANOS, A UFAM É CONSIDERADA A FACULDADE MAIS ANTIGA DO PAÍS QUE SE DESTACA PELO RESPEITO À DIVERSIDADE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O Senado homenageou em uma sessão especial os 110 anos da Universidade Federal do Amazonas. Criada em 1909 como Universidade de Manaus, a UFAM é considerada a mais antiga do país. O reitor, Sylvio Puga, anunciou que este ano a instituição contabilizou o seu milésimo aluno de doutorado. Segundo ele, a universidade tem investido no ensino a distância para ampliar o alcance dos cursos oferecidos em Manaus para os municípios de Benjamin Constant, Humaitá, Coari, Parintins e Itacoatiara. O reitor Sylvio Puga destacou o respeito à diversidade como marca da UFAM. (Sylvio Puga) Temos alunos em várias partes do Brasil e do mundo que estão honrando o nome da nossa Universidade. Quem pisou um dia na UFAM, que é o maior complexo Verde em área urbana do país, sabe que ali há uma diversidade centenária e sabe o quanto ela é especial os nossos olhos. (Repórter) O autor da iniciativa para realização da sessão especial, o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, se graduou em Engenharia Elétrica na Universidade. Para Braga, a UFAM contribui de forma valiosa para o processo educativo do estado, principalmente ao estimular a sustentabilidade, conciliando a preservação da Floresta Amazônica com desenvolvimento socioeconômico. (Eduardo Braga) E desejar que a UFAM nos próximos 100 anos possa multiplicar o conhecimento, diminuir as desigualdades, gerar um desenvolvimento sustentável e que possa alentar de esperanças e expectativas de oportunidades melhores para os futuros Amazônia e os futuros amazonenses e brasileiros. (Repórter) Durante a sessão também foram destacados os convênios da UFAM com universidades estrangeiras, como no Japão e na China, e projetos de pesquisa e extensão, como o Centro de Sementes Nativas do Amazonas, que consegue ampliar o sucesso de plantação de mudas em áreas degradadas.

O plenário do Senado realizou uma homenagem nesta terça-feira aos 110 anos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O senador Eduardo Braga (MDB-AM), ex-aluno da instituição, elogiou a promoção do desenvolvimento sustentável e da diminuição das desigualdades na região amazônica.  A reportagem é de Marcella Cunha.

TÓPICOS:
Amazônia  Amazonas  China  Desenvolvimento  Floresta Amazônica  Japão  MDB  Municípios  Senador Eduardo Braga  Sustentabilidade  Homenagem  Plenário do Senado 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo