Senado entrega o diploma José Ermírio de Moraes — Rádio Senado

Senado entrega o diploma José Ermírio de Moraes

LOC: SENADO ENTREGOU NESTA TERÇA-FEIRA, EM SESSÃO ESPECIAL, O DIPLOMA JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES.

LOC: O PRÊMIO, QUE ESTÁ NA QUINTA EDIÇÃO, ESCOLHEU TRÊS AGRACIADOS E, DESTA VEZ, RECEBEU 24 INDICAÇÕES. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER JEFFERSON DALMORO.
 
(Repórterl) O Diploma José Ermírio de Moraes foi entregue pela quinta vez para personalidades de destaque no setor industrial. Neste ano, os três agraciados foram a empresa Baterias Moura; a empresária e controladora do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz; e o secretário-executivo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste do governo de Goiás, Orcino Gonçalves da Silva Júnior. O Diploma José Ermírio de Moraes é entregue sempre no mês de maio, próximo ao dia 25, quando se comemora o Dia Nacional da Indústria. O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, destacou que a distinção premia o desenvolvimento e o progresso do Brasil.

(Jorge Viana) Destinado a enaltecer e valorizar o trabalho daqueles que são as locomotivas do desenvolvimento do país, contribuindo com a economia nacional, com o desenvolvimento sustentável e com o progresso do país. 

(Repórterl) A escolha envolveu 24 indicações enviadas ao Conselho do Diploma que é presidido pelo senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco. O senador afirmou que a iniciativa premia o mérito e o empreendedorismo. E destacou as dificuldades do setor produtivo, afirmando que está caro produzir no Brasil, com custos altos de impostos, de produção, de energia, do gás entre outros. Armando Monteiro ainda defendeu uma parceira entre indústria e setor público.
 
(Armando Monteiro) Como resultado de tudo isso, o que assistimos é uma perda de posição relativa da indústria na formação do PIB do país. O que o setor privado deseja é que através de uma aliança verdadeiramente cooperativa entre o setor público e o setor privado nós possamos atuar juntos. Crescer pela indústria é sempre melhor. Não há melhor maneira de crescer senão crescer pela indústria.
 
(Repórterl) Nascido em 1900, na cidade de Nazaré da Mata, Pernambuco, José Ermírio de Morais estudou engenharia de minas nos Estados Unidos a ajudou a formar o grupo Votorantin. Foi senador entre 1963 e 1971 e faleceu em 1973.
20/05/2014, 05h38 - ATUALIZADO EM 20/05/2014, 05h38
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00