Senado divulga manifesto defendendo isolamento social para combater o coronavírus — Rádio Senado
Covid-19

Senado divulga manifesto defendendo isolamento social para combater o coronavírus

O Senado divulgou um manifesto em defesa do isolamento social como “a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia”. No documento, cobrou do “Estado apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento”. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) ressaltou o resultado de outros países que adotaram a quarentena.  Ao apoiar o manifesto, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), ponderou que o isolamento social deve ter um prazo. As informações são da repórter Hérica Christian, da Rádio Senado.

30/03/2020, 19h37 - ATUALIZADO EM 30/03/2020, 19h37
Duração de áudio: 02:29
Sessão Deliberativa Remota da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura. Ordem do dia.

Em sessão virtual, o Senado vota o Projeto de Lei (PL 1.066/2020) que prevê o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600 reais a pessoas de baixa renda, e também o Projeto de Lei (PL 786/2020), que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. Os dois projetos já foram aprovados pela Câmara dos Deputados. 

A sessão é realizada na sala da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen) e conduzida pelo 1° vice-presidente do Senado Federal, senador Antonio Anastasia (PSD-MG). 

Tela exibe senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) em acesso remoto.

Participam remotamente:
senador Jader Barbalho (MDB-PA); 
senadora Rose de Freitas (Podemos-ES); 
senador Tasso Jereissati (PSDB-CE); 
senador Zequinha Marinho (PSC-PA); 
senador Elmano Férrer (Podemos-PI); 
senador Vanderlan Cardoso (PP-GO); 
senador Carlos Viana (PSD-MG); 
senador Jorginho Mello (PL-SC); 
senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR); 
senador Weverton (PDT-MA); 
senador Eduardo Braga (MDB-AM); 
senador Marcos do Val (Podemos-ES); 
senador Fernando Collor (Pros-AL); 
senador Alvaro Dias (Podemos-PR); 
senador Ciro Nogueira (PP-PI); 
senador Rogério Carvalho Santos (PT-SE); 
senador Styvenson Valentim (Podemos-RN); 
senador Paulo Rocha (PT-PA); 
senador Humberto Costa (PT-PE); 
senador Reguffe (Podemos-DF).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO DIVULGOU UM MANIFESTO EM DEFESA DO ISOLAMENTO SOCIAL PARA COMBATER O CORONAVÍRUS. LOC: O LÍDER DO GOVERNO PONDERA APENAS QUE A CHAMADA QUARENTENA DEVE SER MANTIDA POR TEMPO DETERMINADO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Um dia após o presidente Jair Bolsonaro sair pelas ruas de dois bairros de Brasília, o Plenário do Senado divulgou um manifesto em defesa do isolamento social. Bolsonaro tem defendido que apenas os idosos fiquem em casa durante a crise do coronavírus. No documento lido pelo vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia, do PSD de Minas Gerais, os senadores declararam que diante da falta de uma vacina ou tratamento médico “a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia é o isolamento social”. Eles consideram que somente a quarentena poderá reduzir o contágio e salvar milhões de vidas. O manifesto também rebate os argumentos do presidente Bolsonaro quanto à crise econômica. O Senado lembra que cabe ao “Estado apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento”. Por fim, os senadores declaram apoio às recomendações da Organização Mundial da Saúde e pediram que as pessoas fiquem em casa, como ressaltou Eduardo Braga, do MDB do Amazonas. (Braga) A única vacina até agora conhecida contra o coronavírus é exatamente o isolamento social. Aqueles que agiram com responsabilidade no isolamento social conseguiram achatar a curva e conseguiram avançar positivamente no cenário tão desafiador como esse da pandemia. REP: Ao declarar apoio ao manifesto, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, ponderou que o isolamento social deve ter um prazo. (Bezerra) Alguns senadores ligaram para mim apenas preocupados de que a defesa pelo isolamento social não seja por prazo indeterminado e que em algum momento haverá de ter uma discussão sobre critérios de flexibilização para que a gente possa ajustar a boa causa de buscar o achatamento da curva de contágio e por outro lado, a busca de proteção de emprego e de renda para os brasileiros. REP: Em cumprimento às recomendações da OMS do isolamento social devido ao coronavírus, o Senado tem realizado sessão virtual para votação a distância dos projetos urgentes para o País. Da Rádio Senado, Hérica Christian. PL 1066/2020

Ao vivo
00:0000:00