Senado deverá votar cessão onerosa do pré-sal após definição de regras do rateio com estados e municípios — Rádio Senado
Votações

Senado deverá votar cessão onerosa do pré-sal após definição de regras do rateio com estados e municípios

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, quer votar até o dia 5 de dezembro a cessão onerosa, que vai permitir a venda de parte do pré-sal. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), explicou que o Plenário aguarda a medida provisória definindo como será feito o repasse para estados e municípios. O líder da minoria, senador Humberto Costa (PT-PE), disse que o Senado só votará o projeto com a certeza de que o dinheiro do pré-sal não ficará apenas com a União.

28/11/2018, 21h02 - ATUALIZADO EM 28/11/2018, 21h02
Duração de áudio: 01:47
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia.

Senadores conversam á bancada.

Participam:
senador Humberto Costa (PT-PE); 
senador Jorge Viana (PT-AC); 
senador Paulo Rocha (PT-PA); 
senador Renan Calheiros (MDB-AL); 
senador Walter Pinheiro (sem partido-BA).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO SÓ VOTARÁ CESSÃO ONEROSA DO PRÉ-SAL APÓS EDIÇÃO DE MEDIDA PROVISÓRIA COM RATEIO PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS. LOC: SENADORES BUSCAM INSTRUMENTOS JURÍDICOS PARA ASSEGURAR O REPASSE DOS RECURSOS PARA GOVERNADORES E PREFEITOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC:O presidente do Senado, Eunício Oliveira, quer votar até o dia 5 de dezembro a cessão onerosa. O projeto, que vai permitir a venda de parte do pré-sal, deverá render R$ 100 bilhões na assinatura dos contratos de exploração de petróleo. O líder do governo no Senado, Romero Jucá, do MDB de Roraima, explicou que o Plenário aguarda a edição da medida provisória que vai destinar parte dos recursos para estados e municípios. Ao citar que Michel Temer e Jair Bolsonaro já concordaram com a partilha, Jucá explicou que só falta definir o texto da medida provisória a fim de garantir o repasse do dinheiro. (Jucá): Essa decisão política já foi definida pelo futuro governo pelo atual governo. Nós estamos analisando que tipo de solução técnica é mais rápida e melhor de fazer para dar garantia aos governadores e os prefeitos. Portanto, se discute hoje a implementação de uma nova Medida Provisória para definindo essa distribuição. Nós estamos fechando o texto, discutindo ainda com os órgãos do governo. Espero que até quinta-feira nós tenhamos um quadro definido para que nós possamos votar a cessão onerosa. REP: O líder da minoria, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, alertou que a aprovação do projeto sem a medida provisória não assegura o repasse do dinheiro para estados e municípios. (Costa) É preciso que haja uma garantia efetiva de que em se votando o projeto, e em se retirando as emendas que estabelecem a proposta de partilha, que o governo garanta que a partilha acontecerá de acordo com o entendimento que se venha fazer entre o futuro governo, o atual governo e o Congresso Nacional. REP: Se o projeto não for aprovado neste ano, o governo federal ficará impedido de fazer os leilões do pré-sal no ano que vem. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00