Senado deve ter frente parlamentar em defesa da Amazônia Legal — Rádio Senado
Região Norte

Senado deve ter frente parlamentar em defesa da Amazônia Legal

O senado deverá ter uma Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal. Projeto de Resolução com esse propósito (PRS nº 23/2014) foi aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A Frente tem por objetivo dar prioridade ao desenvolvimento sustentável e proteger os recursos naturais e os interesses socioeconômicos da Amazônia Legal.

Outra atribuição será promover o debate sobre políticas públicas e a aprovação de leis voltadas para a região. Segundo o relator da matéria, senador Paulo Rocha (PT – PA), a Frente deverá reunir senadores que têm preocupação especial sobre o tema do desenvolvimento sustentável dessa região.

30/09/2015, 12h47 - ATUALIZADO EM 30/09/2015, 13h14
Duração de áudio: 01:58
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO DEVERÁ TER UMA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA AMAZÔNIA LEGAL. LOC: PROJETO DE RESOLUÇÃO COM ESSE PROPÓSITO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER NARA FERREIRA: TÉC: A Frente tem por objetivo dar prioridade ao desenvolvimento sustentável e proteger os recursos naturais e os interesses socioeconômicos da Amazônia Legal. Outra atribuição é promover o debate sobre políticas públicas e a aprovação de leis voltadas para a região. Autora do projeto, a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, destacou que a Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados. Engloba sete estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, a maior parte de Tocantins, além de partes do Maranhão e um pequeno território de Goiás. A senadora lembra que, apesar da imensidão territorial, a Amazônia é pouco povoada: o numero de habitantes corresponde a 13% da população do País. Mas, por outro lado, estão ali 46% dos indígenas brasileiros. A Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Legal deverá reunir senadores que têm preocupação especial sobre o tema do desenvolvimento sustentável dessa região, afirmou o relator, senador Paulo Rocha, do PT do Pará. Ele disse que é preciso conter o aumento das taxas de desmatamento e a perda da biodiversidade. (PAULO ROCHA) O intuito desse projeto é fazer uma frente parlamentar que articule o conjunto de forças políticas e senadores aqui no Congresso Nacional para gente poder organizadamente intervir nos interesses da Amazônia legal para ser incluída num processo de desenvolvimento nacional e portanto fazer valer as riquezas da nossa região. (REPÓRTER) O relatório aprovado inclui Projeto de Resolução apresentado pelo senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, que disciplina o funcionamento das frentes parlamentares no Senado, e propõe como a primeira delas, a Frente Parlamentar da Amazônia Legal. Da Rádio Senado.

Ao vivo
00:0000:00