Educação

Senado cria medalha para premiar escolas que promovem desenvolvimento social

01:21Senado cria medalha para premiar escolas que promovem desenvolvimento social

Transcrição LOC: AS ESCOLAS QUE SE DESTACAREM EM PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL TERÃO O RECONHECIMENTO DO SENADO FEDERAL. LOC: O PROJETO QUE CRIA A MEDALHA “JOÃO CALMON” FOI APROVADO PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TEC: A “Medalha João Calmon” vai ser dada pelo Senado Federal a cinco escolas públicas ou privadas do ensino básico que tenham se destacado na promoção de ações de responsabilidade social. Qualquer senador poderá indicar instituições ao prêmio e a escolha dos vencedores será feita por um conselho específico da Casa. A ideia original do autor, senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, era premiar apenas instituições particulares que investissem parte de seus lucros em projetos comunitários: (Chaves) Como acontece em muitas instituições privadas. Elas capacitam parte dos professores da rede pública, fazem trabalho da melhor idade, programas voluntários. (REP): No entanto, por sugestão do senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, o texto foi modificado, para que as escolas públicas também possam ser premiadas. Cristovam lembrou da atuação de João Calmon, parlamentar por 32 anos, com atuação destacada na área de educação: (Cristovam) Louvar as iniciativas, especialmente o nome do prêmio, desse senador que tanto orgulha a história dessa Casa. (REP) Em 1983, o ex-senador João Calmon conseguiu aprovar uma mudança na Constituição da época que obrigava a aplicação de um percentual mínimo das arrecadações federal, estadual e municipal na educação. A ideia de Calmon foi aproveitada na Constituição Federal de 1988. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

O Plenário do Senado aprovou a criação da Medalha João Calmon (PRS 11/2017) que vai premiar anualmente cinco instituições de ensino públicas ou privadas que se destacarem em projetos de responsabilidade social. As indicações serão feitas pelos senadores e os vencedores serão escolhidos por um conselho específico da Casa.

TÓPICOS:
Constituição  Constituição Federal  Desenvolvimento  Distrito Federal  Educação  Ensino Básico  Escolas  História  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Plenário do Senado  PPS  PRB  Professores  Rede  Senado Federal  Senador Cristovam Buarque  Senador Pedro Chaves  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11